Enem 2022: confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação no
Aplicação do ENEM 2022 será em 13 e 20 de novembro — Foto: Shutterstock
Quase 💥️3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que começa neste domingo (13).
A partir das 18h30, o 💥️g1 divulgará o gabarito extraoficial das questões e fará a correção da prova ao vivo com professores do Anglo.
YouTube e no TikTok
Nesta reportagem, o💥️ g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e a redação. 💥️Confira abaixo:
Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:
💥️13 de novembro (domingo)
💥️20 de novembro (domingo)
💥️Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
💥️Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.
O documento também traz dados como: 💥️idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), 💥️datas do exame e 💥️solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
2 de 3 Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2022 traz endereço da realização do exame — Foto: ReproduçãoCartão de confirmação de inscrição do Enem 2022 traz endereço da realização do exame — Foto: Reprodução
💥️Dica: Veja 💥️com antecedência como chegar ao local de prova, calculando o tempo que levará usando o meio de transporte planejado. Não se esqueça que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida.
💥️Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
💥️Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
💥️Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
💥️Veja mais no vídeo abaixo:
O candidato que estiver com Covid-19 ou uma das doenças infectocontagiosas listadas abaixo não deverá comparecer ao local de prova e deverá pedir a reaplicação do exame, comprovando a condição .
Confira a lista de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:
O candidato que perder um dos dias de prova do Enem, por motivo previsto no edital, poderá pedir 💥️reaplicação do exame para fazer as provas - exclusivamente do dia perdido - em uma nova data em janeiro de 2023.
O 💥️pedido deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação convencional, que é dia 20 de novembro. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep. O direito à reaplicação é válido somente em certas situações, como por problema logístico ou em caso de doenças infectocontagiosas (como tuberculose, sarampo e covid-19), que precisarão ser comprovadas pelos candidatos.
💥️Atenção: O Inep alerta ainda que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.
No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
Segundo professores de cursinhos, na parte de linguagens, alguns dos tópicos mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário). Confira aqui mais temas que costumam aparecer na prova de linguagens.
Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.
No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.
💥️Dicas de professores: Na reta final para o Enem, uma estratégia sugerida é fazer provas antigas e tentar resolvê-las dentro do prazo máximo do exame. Outra recomendação é não tentar aprender algo completamente novo, mas revisar assuntos com os quais já tenham mais familiaridade para garantir pontos.
As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A prova é preparada com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, 💥️"antichute", para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas.
Um exemplo: supondo que haja, no Enem, uma questão sobre quanto é 3 vezes 2. O candidato erra e responde 5, em vez de 6. Outra pergunta pede que o aluno calcule a área de um retângulo cuja base meça 3 cm e a altura, 2 cm. Ele responde corretamente: 6 cm².
Pela TRI, mesmo acertando a pergunta mais difícil, o aluno faria menos pontos. Isso porque, se ele não conseguiu efetuar a multiplicação da primeira questão, não teria como saber a resposta da segunda. Ou seja: provavelmente, "chutou" a resposta.
Saber as cinco competências exigidas na redação do Enem pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe até, a nota máxima de mil pontos. Cada competência vale 200 pontos e, em linhas gerais, avaliam o seguinte:
Veja aqui mais detalhes e dicas para gabaritar em cada uma das competências e garantir uma nota mil na redação.
confira o manual da redação no Enem 2022
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, mais de 95 mil candidatos (4,31% do total) tiraram nota zero na redação. Com base em documentos divulgados pelo Inep, o 💥️g1 listou 7 erros que levam à anulação do texto e que, portanto, devem ser evitados:
Clique aqui para conferir os detalhes de cada um desses “deslizes fatais” que podem zerar a redação.
É difícil prever o tema da redação, mas, com base na experiência de anos anteriores, professores de cursinhos ouvidos pelo 💥️g1 dão alguns palpites, como "Influenciadores digitais e a juventude brasileira"; "Mobilidade urbana no Brasil"; e "Automedicação entre brasileiros". Veja aqui mais detalhes e links do g1 que podem te ajudar a se inteirar sobre cada assunto sugerido.
O caderno de prova do Enem tem uma folha de rascunho para a redação . É um espaço essencial para que o aluno planeje seu texto com atenção, releia o que escreveu e faça alterações até passar tudo a limpo.
Uma dica, inclusive, é fazer um “rascunho do rascunho”: usar as margens da folha para anotar as primeiras ideias do que será escrito no texto, como:
Leia aqui mais dicas sobre como planejar a estrutura da redação e organizar o tempo durante a prova.
3 de 3 Retângulos pretos mostram opções de espaço para o aluno escrever o 'rascunho do rascunho' da redação — Foto: Reprodução/InepRetângulos pretos mostram opções de espaço para o aluno escrever o 'rascunho do rascunho' da redação — Foto: Reprodução/Inep
A redação será 💥️avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
💥️Se houver discrepância entre as notas, com uma diferença de mais de 100 pontos no total ou superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será avaliada, de forma independente, por um 💥️terceiro avaliador.
A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância ainda continue, a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que dará a nota final.
As notas do Enem 2022 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
Webstories
O que você está lendo é [Enem 2022: confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação no].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments