Mãe de santo relata que foi impedida de entrar no Hospital Carlos Chagas para ato religioso em paciente

💥️Uma mãe de santo foi impedida de prestar atendimento religioso a um paciente no Hospital Estadual 💥️Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A negativa aconteceu na noite desta quarta-feira (2). Quem estava presente registrou a indignação em vídeo.

A religiosa Ana Paula Santana de Souza, conhecida como Iya Paula de Odé, contou que💥️ foi proibida de entrar na unidade para 💥️fazer um ritual em um paciente.

A 💥️líder religiosa, que tem um terreiro de candomblé em Guapimirim, na Baixada Fluminense, 💥️diz que esteve junto com a mulher do paciente no dia da internação e que mesmo assim foi proibida de entrar nesta quarta no Carlos Chagas.

O ritual religioso 💥️seria feito em 💥️Jerónimo Rufino dos Santos Júnior, que é filho de santo de Ana Paula, e, que 💥️teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) 💥️no dia 31 de outubro durante a comemoração do 💥️seu aniversário de 39 anos. Ele está em 💥️estado grave.

Após esperar mais de quatro horas do lado de fora do hospital, a mãe de santo registrou um boletim de ocorrência na 30ª DP (Marechal Hermes) e também denunciou o caso à Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O caso está sendo investigado como intolerência religiosa.

Em depoimento, Ana Paula contou que 💥️apenas sua advogada teve permissão para entrar no hospital. Ela também disse que relatou a importância de o trabalho ter sido feito ontem e que o diretor comunicou que a receberia apenas nesta quinta (3), as 8h, para decidir se iria liberar ou não o ritual.

Uma 💥️lei federal de julho de 2000 assegura o livre acesso de líderes religiosos aos hospitais da rede estadual e privada para dar atendimento aos internados. Por sua vez, o Código Penal prevê multa e detenção a quem impeça a prática de culto religioso.

A Secretaria de Saúde afirmou que, de acordo com a lei, os religiosos chamados a prestar assistência deverão acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição, para mão colocar em risco o ambiente hospitalar.

A TV Globo tentou falar com o diretor do Hospital Carlos Chagas, o médico Paulo Reis.

💥️A mãe de santo condenou a negativa e lembrou que a direção da unidade chegou a chamar uma viatura da Polícia Militar para impedir a sua entrada.

💥️Em nota, a direção do Hospital Estadual Carlos Chagas afirmou que todos os representantes religiosos têm acesso às dependências da unidade. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde alegou que a líder religiosa precisava de uma autorização da família e que ela chegou ao local à 0h e sem nenhum parente. Por fim, a direção da unidade informou que está à disposição para prestar qualquer esclarecimento.

O que você está lendo é [Mãe de santo relata que foi impedida de entrar no Hospital Carlos Chagas para ato religioso em paciente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...