Operação flagra estufas para plantação de maconha na Rocinha

Estufa para plantação de maconha na Rocinha — Foto: Divulgação/PM 1 de 6 Estufa para plantação de maconha na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

Estufa para plantação de maconha na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

Uma operação da Polícia Militar na Rocinha, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (9), flagrou uma estufa com plantação de maconha e apreendeu drogas e armamento.

A ação policial envolveu o Batalhão de Choque, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha e o Batalhão de Ações com Cães (BAC), para apoiar uma demolição da prefeitura no local.

Em nota, a PM afirmou que recebeu uma denúncia sobre um esconderijo de armas e drogas no local conhecido como Vila Verde. Ali, foram encontrados um fuzil, nove granadas, uma prensa pneumática e materiais para endolar drogas, ou seja, misturar substâncias para fazer o entorpecente render.

Granadas apreendidas na Rocinha — Foto: Divulgação/PM 2 de 6 Granadas apreendidas na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

Granadas apreendidas na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

Na parte alta dessa região, os policiais ainda descobriram o espaço usado para plantio de maconha. Outras duas estufas foram encontrados nos locais Beco da Paz e Divineia.

Apreensões na Rocinha — Foto: Divulgação/PM 3 de 6 Apreensões na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

Apreensões na Rocinha — Foto: Divulgação/PM

O caso foi encaminhado para a 11ª DP (Rocinha).

Polícias Civil e Militar fazem operação na Rocinha, na manhã desta quarta-feira (9) — Foto: Reprodução 4 de 6 Polícias Civil e Militar fazem operação na Rocinha, na manhã desta quarta-feira (9) — Foto: Reprodução

Polícias Civil e Militar fazem operação na Rocinha, na manhã desta quarta-feira (9) — Foto: Reprodução

O objetivo da operação na manhã desta quarta era apoiar uma ação de demolição mobilizada pela Secretaria de Ordem Pública. Foram demolidas casas de alvenaria, acréscimos irregulares, uma casa irregular abandonada e uma garagem que ficavam na Rua Dionéia, no alto da comunidade.

Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação 5 de 6 Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação

Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Saúde, pela manhã três unidades de saúde acionaram o protocolo de segurança e fecharam as portas durante a manhã, incluindo a UPA local. Por volta das 11h, a UPA já havia retornado ao funcionamento normal e apenas a Clínica da Família Maria do Socorro continuava fechada. As atividades de atendimento externo continuam suspensas.

Oito escolas não funcionaram nesta manhã e permanecem fechadas no turno da tarde, segundo a Secretaria de Educação.

Em redes sociais, moradores relataram disparos e fogos.

Moradores denunciaram que os policiais estavam entrando nas casas sem permissão. A PM afirma que está apurando a situação.

Às 12h, a ocorrência estava em andamento.

A autoestrada Lagoa-Barra e a Estrada da Gávea estão com a movimentação liberada para o tráfego.

Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação 6 de 6 Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação

Secretaria de Ordem Pública demole construções na Rocinha — Foto: Divulgação

O local onde a demolição aconteceu já havia sido condenado pela Defesa Civil por estar no caminho do escoamento das águas das chuvas, o que gera uma chance alta de desabamento e coloca em risco os ocupantes e os moradores de casas próximas.

“Temos feito muitas ações de demolição de construções irregulares, em especial em áreas sob influência do crime organizado e hoje o mais importante é fazer com que vidas sejam preservadas”, afirma o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Além da Polícia Militar, também participaram da operação agentes da Secretaria de Conservação, Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Guarda Municipal, Light, Cedae e Comlurb.

De acordo com informações da secretaria, em setembro de 2022 uma outra operação de demolição realizada pela Prefeitura foi interrompida por criminosos armados no mesmo local. Na ocasião, cerca de 10 traficantes entraram no terreno e exigiram a saída dos agentes da prefeitura logo após o início da remoção de uma das vigas de sustentação das construções.

O que você está lendo é [Operação flagra estufas para plantação de maconha na Rocinha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...