Candidatos do Enem em Teresina saem até 4 horas antes de casa para fugir da demora dos ônibus

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Layza Mourão 1 de 4 Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Layza Mourão

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Layza Mourão

Muitos candidatos ao Enem 2022 em Teresina, que dependem do transporte público, saíram bem cedo de casa para garantir que não se atrasariam. O 💥️g1 foi a vários locais de prova em Teresina e encontrou estudantes que chegaram até cerca de três horas antes do horário de fechamento dos portões, que acontecerá às 13h.

Bruna França, 24 anos, está tentando o Enem pela quarta vez. Ela mora no bairro Água Mineral, Zona Norte e saiu de casa por volta das 9 horas, chegou ao campus do IFPI, Centro de Teresina por volta das 10h.

Teresina - Enem 2022 - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1 2 de 4 Teresina - Enem 2022 - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1

Teresina - Enem 2022 - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1

Assim como Bruna, Regivan Jesus também chegou ao campus do IFPI por volta das 10h, segundo ele, a média de espera na Nova Teresina, bairro da Zona Norte onde mora é de aproximadamente 40 minutos durante a semana.

“Eu sai de casa cedo porque acho o transporte público de Teresina precário, até durante a semana, e eu não quis arriscar e perder a prova, por isso cheguei por volta 10 horas”, contou.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsAppCompartilhe esta notícia pelo Telegram

A estudante Sabrina Venturine mora no bairro Aeroporto, na Zona Norte de Teresina, não quis esperar para pegar o ônibus. Ela disse que já conhece a situação dos ônibus da capital, então preferiu sair cedo para não se atrasar.

Ela contou que vai voltar para casa de aplicativo pois não quer arriscar ficar esperando o ônibus na parada, que segundo ela, fica deserta nos domingos à noite.

A estudante de administração da Universidade Aberta do Piauí - 3 (UAPI 3), Ravena dos Santos Vieira, está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela terceira vez, neste domingo (13), na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Zona Norte da capital. Segundo a jovem de 20 anos, ela vai fazer apenas para ela medir seu próprio rendimento.

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1 3 de 4 Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Lívia Ferreira/g1

"Mesmo já estando em uma graduação este ano, vou fazer o Enem para saber minha avaliação nos estudos. Pretendo fazer outros anos também", disse.

Rebeca mora no interior de Nazária, cidade que fica a 36 km de Teresina, e saiu de casa às 7h da manhã. Ela chegou no local de prova às 10h15min para, de acordo com a estudante, não se atrasar "de jeito nenhum".

Camille Claudine dos Santos, de 19 anos, foi uma das primeiras candidatas a chegar ao campus Clovis Moura, da Uespi, no Dirceu, Zona Sudeste de Teresina. Acompanhada do seu pai, oriunda da rede estadual de ensino de Teresina , ela disse que pretende concorrer a vagas de design de moda ou pedagogia.

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Mayara Valença/g1 4 de 4 Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Mayara Valença/g1

Enem 2022 - Teresina - Candidatos do Enem no Piauí chegam cedo aos locais de prova para fugir dos atrasos — Foto: Mayara Valença/g1

"Sempre gostei de design, desfiles, desses aspectos relacionados à moda", explicou. Camille também informou que já tem uma área da profissão que deseja seguir: a de consultora de imagem, ajudando pessoas a entenderem o que se adapta melhor a suas características pessoais.

A opção de pedagogia veio de um interesse no seu futuro em longo prazo. "Penso em quando estiver mais velha trabalhar com ", disse.

O Piauí tem 83.308 pessoas aptas a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Destes, 82.362 farão a versão impressa e 946, a versão digital do Exame. No país todo, são quase 3,4 milhões de candidatos.

O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria, no Piauí, é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio.

O número de inscrições confirmadas representa um aumento de 13,9% em comparação com 2023, quando 73.155 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no estado. Apesar do avanço, a quantidade permanece distante do que era antes da pandemia. A nível nacional, este será o segundo "menor" Enem desde 2007.

Do total, 38.427 estão cursando a última série do ensino médio - destes, apenas 24.461 devem concluir este ano. Outros 43.542 concluíram o ensino médio e 393 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando.

Apenas 29.329, o que equivale a aproximadamente 36%, candidatos inscritos no Piauí pagaram taxa de inscrição para o Enem. Tiveram inscrição gratuita 20.931 pessoas e 32.102 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.

💥️📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí💥
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
💥💥️Facebook,💥️ no💥💥️Instagram 💥️e no 💥️Twitter

O que você está lendo é [Candidatos do Enem em Teresina saem até 4 horas antes de casa para fugir da demora dos ônibus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...