Após decretação de prisão preventiva, namorado suspeito de matar técnica de enfermagem no Rio se entrega
Está preso o estudante de enfermagem Iago Lacê Falcão, de 26 anos, acusado de assassinar a técnica de enfermagem Rita de Kássia Nogueira, de 27 anos. Os dois mantinham um relacionamento há cerca de 2 meses. No final da manhã deste sábado, o homem foi transferido para o presídio.
Rita estava desaparecida desde o domingo (13), e só foi encontrada na última terça-feira (15), morta e amarrada em uma casa abandonada em Bento Ribeiro. O local foi indicado por Iago Lacê.
Falcão se entregou no final da noite desta sexta-feira (18) na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), horas após o juiz Adriano Celestino Santos, da 1ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça do Rio, expedir um mandado de prisão temporária contra o universitário.
Iago confessou o assassinato de Rita na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), onde se apresentou, e ainda narrou aos investigadores a dinâmica dos fatos e onde abandonou o corpo da jovem depois de matá-la. A casa em Bento Ribeiro, segundo vizinhos, pertence à família do universitário.
O laudo da necropsia da técnica de enfermagem, obtido pelo g1, indica que ela foi morta por asfixia. A análise do Instituto Médico Legal já está pronta, e indica ainda que a jovem apanhou antes de morrer, uma vez que tinha várias equimoses (manchas roxas) pelo corpo.
1 de 2 Jovem é encontrada morta em Bento Ribeiro — Foto: Reprodução/TV GloboJovem é encontrada morta em Bento Ribeiro — Foto: Reprodução/TV Globo
O documento não conseguiu determinar se Rita foi morta por estrangulamento ou esganadura, devido ao avançado estado de decomposição do corpo. O documento do IML aponta ainda que não houve violência sexual.
Mesmo com tantas evidências, Iago Lacê Falcão seguiu solto por quatro dias. A explicação está na desqualificação do flagrante e na colaboração com a investigação, que deixaram a Polícia Civil sem instrumentos para pedir a prisão.
Procurado pelo💥️ g1, o MP informou que recebeu o inquérito do caso na tarde da quinta (17), e que na manhã desta sexta (18), a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Violência Doméstica Rio de Janeiro se manifestou pedindo a prisão preventiva do acusado.
Na decisão, o juiz Adriano Celestino Santos determinou que Iago seja preso temporariamente por 30 dias e considerou que a prisão é imprescindível para as investigações do inquérito policial e que há indícios de autoria do crime.
"Assim, ante a presença dos requisitos legalmente exigidos, e considerando as circunstâncias concretas do fato, defiro o pedido de prisão temporária de Iago Lacé Falcão, pelo prazo de 30 dias. Expeça-se o respectivo mandado de prisão temporária" diz trecho da decisão.
Procurada, a advogada Natália Fonseca de Carvalho, que defende o estudante, afirmou que seu cliente "se entregou depois que tomou conhecimento do mandado de prisão".
2 de 2 Iago Lacê, suspeito de matar a namorada no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV GloboIago Lacê, suspeito de matar a namorada no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo a advogada, "a referida decisão judicial não é para ser discutida, e sim, cumprida, e ao tomar conhecimento sobre o mandado de prisão temporário expedido, ele novamente se apresentou espontaneamente a autoridade policial".
Ainda de acordo com Natália, "Iago não pretende se esquivar da aplicação da lei, fugir ou muito menos pretendia criar obstáculos nas investigações, sendo certo que veio corroborando, fornecendo, através de sua patrona, todas as informações requisitadas pelos investigadores".
Por fim, a defesa afirmou que vai "atuar para garantir que ele tenha um julgamento justo e proporcional, na medida da culpabilidade nos atos por si praticados".
Ele passou a noite da sede da DHC e deverá ser transferido neste sábado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio.
O que você está lendo é [Após decretação de prisão preventiva, namorado suspeito de matar técnica de enfermagem no Rio se entrega].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments