Estudante de Ribeirão Preto que se dividiu entre estudos e bicos para ajudar a mãe sonha com vaga para engenharia de software

Aos 19 anos, a estudante Clara Cristina Ferreira Cesária, de Ribeirão Preto (SP), quer cursar engenharia de software — Foto: Juliana Moratto/g1 1 de 2 Aos 19 anos, a estudante Clara Cristina Ferreira Cesária, de Ribeirão Preto (SP), quer cursar engenharia de software — Foto: Juliana Moratto/g1

Aos 19 anos, a estudante Clara Cristina Ferreira Cesária, de Ribeirão Preto (SP), quer cursar engenharia de software — Foto: Juliana Moratto/g1

Aos 19 anos, a estudante Clara Cristina Ferreira Cesária sonha em Ribeirão Preto (SP) com uma vaga na faculdade de engenharia de software. Clara faz neste domingo (20) a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que reúne questões de matemática e ciências da natureza.

A jovem terminou o ensino médio em 2023 na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, no bairro Sumarezinho, zona Oeste de Ribeirão Preto.

Para se preparar para as provas, ela estudou em casa, com videoaulas pela internet, principalmente no YouTube, e apostilas baixadas gratuitamente, enquanto se dividia fazendo bicos para ajudar a mãe, que é diarista e ajudante de buffet.

“Quando ela diz que precisa, eu vou com ela, quando é muito trabalho, eu ajudo ela”, afirma.

💥️VEJA TAMBÉM:

O interesse de Clara por desenvolvimento de softwares, uma área com predomínio de profissionais do sexo masculino, surgiu naturalmente.

“Eu descobri um aplicativo, um jogo de programação, comecei a jogar e percebi que levava jeito para a coisa. Então eu procurei um curso para me especializar e descobri que poderia ser uma área para trabalhar. Como eu vi que levava jeito, comecei a procurar cursos que tinham a grade de programação e achei engenharia de software.”

Em abril de 2023, ela prevê terminar o curso que foi o start para trilhar sua carreira profissional e está animada com o futuro.

“O curso é à distância e tem uma plataforma bem interativa, com vários projetos em que você faz sites, programas”, diz.

A estudante Laís Victoria Cainelli, de 18 anos, está concluindo o ensino médio, mas já de olho em uma vaga na faculdade de medicina, de preferência na Universidade Estadual de Londrina (PR).

Ela está inscrita em outros vestibulares, mas diz que a universidade paranaense foi muito recomendada.

A estudante Laís Victoria Cainelli, de 18 anos, em Ribeirão Preto (SP), quer conquistar uma vaga na medicina — Foto: Juliana Moratto/g1 2 de 2 A estudante Laís Victoria Cainelli, de 18 anos, em Ribeirão Preto (SP), quer conquistar uma vaga na medicina — Foto: Juliana Moratto/g1

A estudante Laís Victoria Cainelli, de 18 anos, em Ribeirão Preto (SP), quer conquistar uma vaga na medicina — Foto: Juliana Moratto/g1

Para Laís, a primeira etapa da prova do Enem 2022 no domingo (13), com prova de linguagem e a redação, foi bastante extensa e cansativa. Neste domingo, ela espera ter melhor desempenho por causa da familiaridade com questões de matemática, biologia, física e química.

“Não foi difícil, foi cansativo passar cinco horas lendo textos extensos. Agora eu espero ir melhor. Agora é a parte de exatas que eu sou melhor”, diz.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

O que você está lendo é [Estudante de Ribeirão Preto que se dividiu entre estudos e bicos para ajudar a mãe sonha com vaga para engenharia de software].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...