Pablo Milanés deixa laços fortes com a MPB pelas afinidades ideológicas e musicais com Chico Buarque e Milton Nascimento
♪ 💥️ANÁLISE – A notícia da morte do cantor e compositor cubano Pablo Milanés ( 24 de fevereiro de 1943 – 22 de novembro de 2022) na madrugada de hoje, aos 79 anos, em Madrid (Espanha), ecoa com especial tristeza no universo da música brasileira.
Pelas afinidades musicais e ideológicas com artistas brasileiros como Chico Buarque e Milton Nascimento, Pablo deixa fortes conexões com a MPB. A mais importante foi feita através da canção 💥️.
Composta por Pablo em 1970 em louvação à então mulher Yolanda Benet, que acabará de dar à luz a filha do casal, 💥️ – uma das mais belas e apaixonadas canções de amor – ganhou versão em português, escrita por Chico Buarque e gravada por Simone em 1984 no álbum 💥️em dueto com o próprio Chico (cabe lembrar que no álbum 💥️, de 1981, Simone já havia gravado 💥️, canção lançada por Pablo em 1977).
A ideia da versão foi impulsionada quando Chico cantou 💥️ com Pablo Milanés em show apresentado pelo artista cubano em novembro de 1983 na extinta casa de shows Canecão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O show foi captado para dar origem ao álbum 💥️, lançado em 1984 com participação do artista brasileiro nas músicas 💥️, 💥️ (Chico Buarque, 1978) e 💥️ (Pablo Milanés, 1983).
Contudo, a ligação de Pablo Milanés com Chico e com Milton Nascimento aconteceu antes, nos anos 1970, década do apogeu da MPB, gênero que enfrentou o regime militar brasileiro instaurado em 1964.
Por ter sido um dos integrantes mais influentes do movimento musical cubano Nueva trova, trilha sonora de artistas politizados e comprometidos com justiça social no país regido por Fidel Castro (1926 – 2016), Pablo Milanés acabou fortalecendo laços com Chico e Milton, ambos engajados na luta brasileira contra a ditadura de 1964.
Não por acaso, Milton gravou 💥️ (Pablo Milanés, 1976) no álbum 💥️ (1978) e convidou Chico para participar da gravação bilíngue que começa em espanhol e desagua na então inédita versão em português da canção, escrita por Chico.
Chico Buarque também fez a versão em português da música 💥️ (Nicolás Guillén e Pablo Milanés, 1975), intitulada 💥️e apresentada pelo cantor carioca no álbum 💥️, lançado em 1984, um ano após Olivia Byington ter gravado 💥️ no original, em espanhol, no álbum 💥️ (1983).
Cantor e compositor projetado na década de 1970 em que Chico Buarque começou a verter canções de Pablo Milanés para o português, Fagner também se conectou com o cancioneiro do compositor, de quem gravou 💥️ (1978) no álbum 💥️ (1981) em dueto com Mercedes Sosa (1935 – 2009), cantora argentina também identificada com as causas sociais e políticas do colega cubano.
Três anos antes de Fagner, a cantora Diana Pequeno incluiu 💥️ (Pablo Milanés, 1972) em álbum de 1978.
Por terem sido alicerçados sobre base ideológica que transcende a área musical, os laços de Pablo Milanés com a música brasileira são indestrutíveis e se renovarão sempre que um latino-americano rezar o credo musical / social que o artista cubano ensinou ou simplesmente fizer uma .
O que você está lendo é [Pablo Milanés deixa laços fortes com a MPB pelas afinidades ideológicas e musicais com Chico Buarque e Milton Nascimento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments