Furto de cabos cresce quase 20 vezes no Rio; crime tem afetado o fornecimento de energia
O roubo de cabos e fios de alta tensão aumentou quase 20% entre 2018 e 2022 no Rio. O crime tem prejudicado até o fornecimento de energia em algumas áreas.
Neste ano, os furtos já afetaram cerca de 30 mil pessoas, que ficaram, em média, 14 horas sem energia neste período. O bairro mais afetado foi o Recreio dos Bandeirantes, seguido por São Cristóvão e Ramos.
A ação dos criminosos já foi flagrada em imagens de câmeras de segurança. Em uma delas, exibida no RJ2 desta quarta-feira (23), dois homens, durante a noite, furtam fios de energia que saem da tubulação e fazem a ligação com a via aérea. Eles levaram menos de um minuto para cortar todos os cabos.
E os criminosos não pouparam nem mesmo os postes da Avenida Brasil e câmaras de centrais subterrâneas de energia elétricas que têm alta voltagem e que pode ser perigoso.
"A Light, pra combater esse furto de cabos, vem buscando alternativas. Uma das soluções é a substituição da matéria prima dos cabos. Ultimamente, a gente tem usado alumínio no lugar do cobre e no caso do cabo de aterramento neutro usa aço acobreado no lugar do cobre", conta Carlos Henrique Costa, coordenador de manutenção da concessionária de energia elétrica.
A Light diz que já gastou quase R$ 1 milhão de reais este ano para recuperar a fiação elétrica. Cerca de 60 quilômetros de cabos foram roubados.
"A falta de energia elétrica não afeta só as casas que são nossos principais consumidores. Mas comércios, escolas, todos eles acabam ficando afetados", destaca Carlos Henrique Costa,
A Polícia Militar informou que vem atuando para impedir os furtos, mas enfrenta dificuldades com a lei. Segundo a PM, das 160 pessoas presas por furto no ano passado, 90% voltaram às ruas após as audiências de custódia na justiça.
O que você está lendo é [Furto de cabos cresce quase 20 vezes no Rio; crime tem afetado o fornecimento de energia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments