Caso Rafael Miguel: após interrogar Paulo Cupertino, acusado de matar ator em 2023, Justiça de SP irá decidir se leva réu a júri

Paulo Cupertino deverá ser interrogado pela primeira vez em agosto pela Justiça de São Paulo. Ele responde preso pelo assassinato de Rafael Miguel em 2023 — Foto: Reprodução/Polícia Civil e Arquivo pessoal 1 de 6 Paulo Cupertino deverá ser interrogado pela primeira vez em agosto pela Justiça de São Paulo. Ele responde preso pelo assassinato de Rafael Miguel em 2023 — Foto: Reprodução/Polícia Civil e Arquivo pessoal

Paulo Cupertino deverá ser interrogado pela primeira vez em agosto pela Justiça de São Paulo. Ele responde preso pelo assassinato de Rafael Miguel em 2023 — Foto: Reprodução/Polícia Civil e Arquivo pessoal

A Justiça de São Paulo marcou para as 13h30 desta sexta-feira (25) uma nova audiência do 💥️caso Rafael Miguel, e 💥️Paulo Cupertino Matias, acusado de matar o ator e os pais dele em 2023, foi interrogado. Além do empresário, dois amigos dele, acusados de ajudá-lo a se esconder e fugir após o crime, são réus no mesmo processo e também foram ouvidos nesta tarde.

A expectativa do 💥️Ministério Público (MP) era a de que o assassino do artista e da família dele fosse ouvido em 7 de outubro, quando ocorreu a quarta audiência do caso no 💥️Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste da capital.

Mas, como a 💥️Defensoria Pública, que defende os interesses de Cupertino, fez questão de que fosse ouvido como testemunha o filho adolescente do empresário, que não esteve presente, o juiz 💥️Ricardo Augusto Ramos, da 1ª Vara do Júri, decidiu marcar para este mês o depoimento. Naquela tarde, quem falou como testemunha da defesa foi uma sobrinha de Cupertino.

Nesta sexta, o filho não compareceu mais uma vez, e a audiência de instrução aconteceu com o interrogatório dos três réus. Foi concedido um prazo de cindo dias úteis para o Ministério Público, o assistente de acusação, advogados e Defensoria Pública se manifestarem. Depois disso, será proferida a sentença.

A audiência de instrução serve para a Justiça decidir se leva os três acusados a júri popular. A decisão, no entanto, não tem data para sair. O crime foi cometido em 9 de junho de 2023 na Zona Sul da capital paulista.

Cupertino, de 52 anos, responde preso preventivamente pelos assassinatos de Rafael, de 22 anos, do pai dele, 💥️João Alcisio Miguel, de 52, e da mãe do ator, 💥️Miriam Selma Miguel, de 50. O Ministério Público o acusa de cometer o crime por ciúmes: não aceitar o namoro da filha, 💥️Isabela Tibcherani, com o artista. Na época, a estudante tinha 18 anos.

Câmeras de segurança gravaram a chacina 💥. Cupertino aparece atirando 13 vezes nas vítimas numa rua do 💥️bairro da Pedreira. Elas foram mortas na frente de Isabela e de mãe dela, ex-esposa do empresário. Elas estavam próximas à casa em que moravam e não foram atingidas pelos disparos.

Outras gravações registraram também o momento em que o assassino foge. Cupertino chegou a se esconder em outros estados e países💥Ele só foi preso quase três anos após o crime, em 17 de maio deste ano, quando a 💥️Polícia Civil o encontrou disfarçado num hotel em São Paulo.

Imagens mostram Cupertino circulando por ruas de SP e na prisão, já sem disfarce — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 6 Imagens mostram Cupertino circulando por ruas de SP e na prisão, já sem disfarce — Foto: Reprodução/TV Globo

Imagens mostram Cupertino circulando por ruas de SP e na prisão, já sem disfarce — Foto: Reprodução/TV Globo

Cupertino chegou a dizer aos jornalistas que acompanharam sua prisão que ele é “inocente” e não matou “ninguém”. Apesar disso, ficou em silêncio quando foi interrogado na delegacia e não falou nada sobre o assassinato e sua fuga.

O empresário é acusado pelo Ministério Público pelos crimes de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Ele é defendido pela💥️ Defensoria Pública, que oferece assessoria jurídica gratuita a acusados. Procurada pelo 💥️g1, a Defensoria informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar nos autos do processo.

Atualmente, Cupertino está detido no💥️ Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos, na Grande São Paulo. Assim como nas outras quatro audiências anteriores, ele estará presente no Fórum da Barra Funda.

Primeiramente será ouvido o filho de Cupertino. Após o depoimento do garoto, será a vez da Justiça interrogar o acusado.

Depois do empresário, serão interrogados também os dois amigos dele que são réus no processo. Eles respondem em liberdade ao crime de favorecimento pessoal. Até a última atualização desta reportagem, o 💥️g1 não conseguiu localizar as defesas deles para comentarem o assunto.

Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2023 — Foto: Reprodução/Redes sociais 3 de 6 Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2023 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2023 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Os amigos de Cupertino acusados são: 💥️Eduardo Jose Machado, o "Eduardo da Pizzaria", dono de uma pizzaria na Zona Sul de São Paulo, e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, que mora em Sorocaba, no interior paulista.

De acordo com as investigações do 💥️Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, Eduardo e Wanderley são dois dos quatro amigos investigados pela suspeita de esconderem o criminoso.

Os outros dois seriam o dono de uma chácara em Mato Grosso e um fazendeiro no Paraguai. Não há a confirmação de que esses últimos tenham sido responsabilizados por algum crime.

Após os interrogatórios de Cupertino, Eduardo e Wanderley, o juiz decidirá se há elementos para levá-los a julgamento popular pelos crimes.

"Acreditamos que os réus serão levados a júri", disse o advogado 💥️Ricardo Marinho que, ao lado do também advogado 💥️Guilherme Wiltshire, defendem os interesses de Isabela, filha de Cupertino. Ela quer a condenação do pai, com quem cortou relações.

Fórum da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo 4 de 6 Fórum da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Fórum da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

O caso das mortes de Rafael Miguel e de sua família segue sob segredo de Justiça, mas os próximos passos do processo serão:

Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal 5 de 6 Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Rafael era conhecido na mídia por ter interpretado o personagem Paçoca na novela "Chiquititas", do SBT, e trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

Jovem e seus pais foram mortos ao visitar família da namorada em SP — Foto: Reprodução/ TV Globo 6 de 6 Jovem e seus pais foram mortos ao visitar família da namorada em SP — Foto: Reprodução/ TV Globo

Jovem e seus pais foram mortos ao visitar família da namorada em SP — Foto: Reprodução/ TV Globo

O que você está lendo é [Caso Rafael Miguel: após interrogar Paulo Cupertino, acusado de matar ator em 2023, Justiça de SP irá decidir se leva réu a júri].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...