Museu de Cultura Afro do Rio abre exposição inédita com achados do Cais do Valongo

O 💥️Museu da História e Cultura Afro-Brasileira 💥️Rio de Janeiro exibe a partir da quarta-feira (30) peças arqueológicas que foram descobertas ao longo de anos, no 💥️Cais do Valongo - um lugar onde desembarcaram pessoas escravizadas vindas da África -, e considerado Patrimônio da Humanidade.

A mostra vai exibir pedras e cristais usados para a proteção do corpo. Uma cabeça do orixá Exu que fazia a conexão com o divino, e amuletos que carregam a tradição da espiritualidade de várias nações africanas e de seus descendentes no Brasil.

Ao todo são 180 achados arqueológicos, e que serão expostos pela primeira vez.

As primeiras peças começaram a ser encontradas há onze anos e, desde então, pesquisadores do Museu Nacional e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro estudam o tesouro arqueológico. Há seis meses, eles começaram a selecionar os itens que participariam da exposição, em um universo de mais de 260 mil objetos.

Os achados arqueológicos resistiram aos anos, a inúmero reformas, e agora, no Museu da História e Cultura Afro Brasileira, eles revelam características das pessoas que circulavam pelo cais, usavam os búzios e as figas e buscavam proteção contra os abusos que sofriam.

“É muito gratificante saber que a gente consegue apresentar ao público uma parte da história que como muitas coisas, como muitas ações, como muitos movimentos criados do povo preto foi soterrada. As peças desta exposição vão também ser objetos de estudos", Leandro Santana, diretor do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira.

O que você está lendo é [Museu de Cultura Afro do Rio abre exposição inédita com achados do Cais do Valongo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...