Mercosul: Brasil, Argentina e Paraguai enviam alerta ao Uruguai após país agir individualmente por acordos comerciais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/y/JiMKg3Tky2nB5nO2uHtA/nota-itamaraty.jpg)
Nota conjunta dos coordenadores da Argentina, Brasil e Paraguai sobre Uruguai — Foto: Reprodução/Itamaraty
Os coordenadores nacionais de Brasil, Argentina e Paraguai no Mercosul informaram nesta quarta-feira (30) que enviaram um alerta ao Uruguai após o país ter supostamente agido individualmente em busca de acordos comerciais de teor tarifário.
Em nota conjunta, Brasil, Argentina e Paraguai disseram ter informado o Uruguai que se reservam ao "direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses" jurídicos e comerciais.
Segundo a nota, o alerta também decorre da possível apresentação de um pedido uruguaio de adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceira Transpacífica (CPTPP) – tratado que estabelece livre comércio entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
O CPTPP abrange um mercado de quase 500 milhões de pessoas, que representa importante parcela do PIB mundial. O acordo remove tarifas em cerca de 95% de parte dos bens comercializados entre os países-membros.
💥️
O que você está lendo é [Mercosul: Brasil, Argentina e Paraguai enviam alerta ao Uruguai após país agir individualmente por acordos comerciais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments