Monumentos do Rio serão iluminados de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Silhueta do Cristo Redentor, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1 Silhueta do Cristo Redentor, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Silhueta do Cristo Redentor, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Alguns dos principais monumentos do Rio de Janeiro serão iluminados de vermelho nesta quinta-feira (1º) para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A escolha da cor é uma referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo.

Durante duas noites seguidas, entre os dias 1º e 3 de dezembro, serão iluminados com a cor vermelha:

A previsão é que as luzes vermelhas sejam acesas a partir de 18h.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids destaca a importância da informação, das pesquisas científicas e da prevenção ao HIV, além do enfrentamento ao preconceito e o tabu que ainda existem em torno da doença.

As ações da campanha na cidade do Rio, ao longo de dezembro, serão realizadas pela Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS), órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A iluminação de monumentos em diversas capitais do mundo é um símbolo de solidariedade a todas as pessoas vivendo com HIV por ano no mundo e também uma homenagem àqueles que se foram. Nosso objetivo é que essa iluminação sirva para alertar sobre o risco da doença e a importância da sua prevenção”, diz Carlos Tufvesson, Coordenador Executivo de Diversidade Sexual.

As unidades de ação primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio informarão o público sobre a necessidade de prevenção e cuidado.

A prefeitura destaca que todas as clínicas da família e centros municipais de saúde oferecem livre acesso para a orientação pré-teste de HIV, testagem, e orientação pós-teste com tratamento ou profilaxia, quando houver manifestação de desejo do usuário ou indicação clínica. Para os pacientes com resultado positivo, todo o tratamento e medicação são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Preservativos também são disponibilizados nas unidades de saúde.

O que você está lendo é [Monumentos do Rio serão iluminados de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...