Lula manifesta solidariedade a Cristina Kirchner após argentina ser condenada por corrupção
O presidente eleito Lula (PT) manifestou solidariedade nesta quarta-feira (7) à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Cristina Kirchner foi condenada por corrupção após ter sido acusada de chefiar uma organização criminosa que desviou dinheiro público. A vice-presidente argentina 💥️nega as acusações e afirma ser vítima de uma perseguição política (💥️).
"Minha solidariedade à vice-presidente da Argentina, @CFKArgentina. Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia. Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina", publicou Lula.
Cristina Kirchner foi condenada por favorecer o empresário Lázaro Báez, empreiteiro da região de Santa Cruz que conseguiu 51 contratos para obras públicas.
A ex-presidente foi acusada de chefiar uma associação criminosa e de administração fraudulenta durante o período em que Néstor Kirchner foi presidente (de 2003 a 2007) e durante as gestões da própria Cristina (de 2007 a 2015).
De acordo com a acusação, essa organização cometeu fraudes que tiraram US$ 1 bilhão do Estado.
Além de Cristina, foram julgadas outras 12 pessoas.
1 de 1 Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina — Foto: Agustin Marcarian/ReutersCristina Kirchner, vice-presidente da Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Cristina Kirchner nega as acusações e diz que o tribunal que a julgou já tinha a sentença escrita. A Justiça age como um "pelotão de fuzilamento", afirma.
A vice-presidente da Argentina afirma, ainda, que as acusações não têm base legal e argumenta que "as decisões sobre investimento público são de competência exclusiva dos órgãos políticos e não há norma legal que estabeleça limites sobre como deve ser feita a sua distribuição".
Da mesma forma, afirma que nenhuma das obras investigadas foi improdutiva ou desnecessária.
Cristina Kirchner também afirma ser perseguida por setores do Judiciário que querem retirá-la da cena política.
O que você está lendo é [Lula manifesta solidariedade a Cristina Kirchner após argentina ser condenada por corrupção].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments