Centro Cultural Solar dos Abacaxis reabre neste fim de semana, em novo endereço, no Centro do Rio
Uma série de eventos no sábado (10) e no domingo (11) marcam a reabertura do Solar dos Abacaxis, em casarão históricos de três andares, no Centro do Rio — Foto: Divulgação
O centro cultural Solar dos Abacaxis reabre a partir de sábado (10), em novo endereço. Agora, num casarão histórico de três andares e 800 metros quadrados, na Rua do Senado, 48, no Centro do Rio. Mas sem perder a característica de experimentação em arte e educação que marcaram seus sete anos de existência.
O Solar dos Abacaxis, que funcionou num imóvel histórico no Cosme Velho, na Zona Sul, desde 2023 estava sem uma sede fixa.
O casarão agora é a morada de ateliês para artistas residentes, áreas expositivas de mostras e performances, biblioteca e espaços multiuso para oficinas, apresentações públicas e práticas pedagógicas.
E para marcar a mudança, o Solar dos Abacaxis promove o "Verão Solar da Liberdade", nos dias 10 e 11, uma festa de múltiplas vertentes.
A programação começa com o "Amanhecer Solar", das 10h às 13h, uma manhã de imersão com brunch beneficente para amigos e apoiadores. A experimentação multi-artística terá música e um menu especial, assinado pela estilista Sol Azulay.
Quem quiser conhecer a casa em primeira mão e contribuir para o projeto pode escrever para contato@solardosabacaxis.art.br.
À tarde e à noite, a programação segue gratuita e até ocupa as ruas ao redor. A exposição "Manjar: Nascente" abre às 15h e poderá ser visitada até às 23h. As obras homenageiam Oxum e focam na relação entre água e vida, com obras de Anis Yaguar e Sumé Vasconcellos, Arorá, Dora Selva, Elton Panamby, entre outros.
Às 16h, haverá oficinas com as artistas Walla Capelobo e Bruno Balthazar, destinadas a crianças de todas as idades. No fim da tarde, um cortejo com o Afoxé Filhos de Gandhi RJ reforça a relação da instituição com as ruas e pede licença para adentrar um novo território.
De volta à sede, às 18h, os artistas Anis Yaguar e Sumé Vasconcelos fazem performances, enquanto o DJ Rodrigo Facchinetti convida para uma viagem por sons do mundo e músicas brasileiras revisitadas.
No domingo (11), o Solar dos Abacaxis segue para a Caixa da Mãe d'Água, em Santa Teresa, onde, em colaboração com o Festival Novas Frequências, promove a performance "Grave do Mundo". Ao lado de percussionistas, o artista do corpo Elton Parnamby celebra Oxum, com música e dança.
O que você está lendo é [Centro Cultural Solar dos Abacaxis reabre neste fim de semana, em novo endereço, no Centro do Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments