Opositor russo Ilya Yashin é sentenciado a 8,5 anos de prisão
Um dos líderes da oposição russa, ex-deputado municipal de Moscou, Ilya Yashin, dentro da jaula de vidro dos réus — Foto: Yuri Kochetkov/Pool via REUTERS
Um tribunal da Rússia condenou nesta sexta-feira (9) o político da oposição Ilya Yashin a oito anos e meio de prisão por "divulgação de informações falsas" sobre o exército russo, informou um jornalista da Reuters no tribunal.
Yashin, era um deputado municipal da capital russa. Ele já havia sido preso preventivamente em julho. Em 28 de junho, ele já havia sido condenado a 15 dias de prisão por "desobediência à autoridade", acusação que sempre rejeitou.
Desde o início da intervenção na Ucrânia, em 24 de fevereiro passado, as autoridades russas impõem uma repressão feroz contra as poucas vozes contrárias ao conflito. Muitas delas fugiram, buscando exílio. Outras estão presas, ou sendo processadas.
2 de 2 Um dos líderes da oposição russa, ex-deputado municipal de Moscou, Ilya Yashin, dentro da jaula de vidro dos réus — Foto: Yuri Kochetkov/Pool via REUTERSUm dos líderes da oposição russa, ex-deputado municipal de Moscou, Ilya Yashin, dentro da jaula de vidro dos réus — Foto: Yuri Kochetkov/Pool via REUTERS
Apesar de ter condenado a ofensiva na Ucrânia, Yashin decidiu permanecer no país. Ele integra a oposição liberal desde os anos 2000 e participou do grande movimento de manifestações contra o presidente Putin, entre 2011 e 2012.
Yashin é um aliado do ativista anticorrupção Alexei Navalny, principal rival do presidente russo. Este último segue em um presídio de segurança máxima.
O que você está lendo é [Opositor russo Ilya Yashin é sentenciado a 8,5 anos de prisão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments