Sabesp vai ser ‘grande privatização do estado’, diz Tarcísio de Freitas

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, disse que pretende privatizar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), além de rodovias e do Porto de Santos.

A declaração foi feita na quinta-feira (8), durante um evento promovido por um banco. Tarcísio afirmou que deve vender primeiro a Emae, que integra a estrutura do governo de São Paulo.

Durante o evento, ele deu destaque para o plano de privatizar a Sabesp, que atende 375 municípios de São Paulo.

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante evento na B3, na capital paulista, em 7 de novembro de 2023. — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1 O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante evento na B3, na capital paulista, em 7 de novembro de 2023. — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante evento na B3, na capital paulista, em 7 de novembro de 2023. — Foto: Reprodução/TV Globo

“Vamos vender a Emae primeiro. Enquanto isso, a gente vai trabalhando naquela que vai ser a grande privatização do estado de São Paulo, que é a Sabesp”, defendeu.

“Pessoal atacava muito na campanha, dizendo que a conta de água ia aumentar. Mentira, vai diminuir. Porque, primeiro, a empresa vai ser tornar mais eficiente. E é importante privatizar a Sabesp porque, quando a gente compara o custo da Sabesp com o custo regulatório, vai ver que o custo Sabesp é 20% maior que o regulatório e significa que a empresa está perdendo valor ao longo do tempo. O custo por ligação é maior do que para a iniciativa privada, o custo por pessoal é maior do que para a iniciativa privada. Então, faz sentido dar esse passo”, disse.

Durante entrevista ao💥️ g1 em agosto, Tarcísio comentou, durante a campanha, que a privatização da Sabesp seria estudada.

"Sabesp, eu sempre falei que tinha interesse em estudar a privatização. Se eu comparar hoje o custo operacional da Sabesp com custo regulatório, eu vou ver uma diferença de 17%, 20% O custo operacional é maior e, quando isso acontece, o acionista perde valor. E o acionista perdendo valor significa uma dificuldade de financiamento lá na frente."

Já em outubro, ao 💥️g1, ele citou a privatização como um "caminho possível" para acelerar a universalização do saneamento.

"É o único? Não, mas é um caminho possível. Nossa prioridade é a melhoria da prestação de serviço, é investir em sensorização, universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto, reuso de água", explicou.

O que você está lendo é [Sabesp vai ser ‘grande privatização do estado’, diz Tarcísio de Freitas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...