Motoristas de vans de turismo denunciam o crescente número de assaltos que estão sofrendo, no Rio

Motoristas de vans de turismo que circulam no Rio denunciam que se tornaram alvos de assaltantes. Eles criaram um grupo e fizeram as próprias estatísticas: mais de 70 vans já foram roubadas esse ano.

A maioria dos roubos acontece na Avenida Brasil, mas os assaltos estão espalhados por todos os cantos da cidade. Em muitos casos, o motorista é levado como refém e liberado em outro ponto da cidade.

Os motoristas registraram o prejuízo causado por dois assaltos. Num deles, ocorrido em Realengo, na Zona Oeste, o motorista conseguiu recuperar a van. Mas o veículo estava completamente destruído.

No outro caso, em agosto, um vídeo mostra dois carros cercando uma van, em Bangu, na Zona Oeste. Os criminosos rendem o motorista e o levam de refém. Ele foi liberado mais tarde em outro ponto da cidade.

Motoristas contam ainda que um colega escapou de uma tentativa de assalto na Vila Valqueire, na Zona Oeste, ao perceber a aproximação de um carro branco já reconhecido pelo grupo por roubar vans naquela região.

💥️Roubos de vans de turismo

Não há dados específicos sobre vans de turismo no Instituto de Segurança Pública (ISP). Segundo o instituto, em outubro deste ano, foram registrados 2.451 casos de roubos de veículos no estado. Esse número é 29,8% maior que os 1.889 registrados no mesmo período, no ano passado.

As vans são parte importante do processo de turismo do Rio. Com a chegada das férias e festas de fim de ano, a expectativa é de que o serviço aumente em toda a cidade. Mas cresce também a preocupação dos motoristas com o aumento dos casos de roubos de vans.

Jadson Barcelos, dono de uma empresa de fretamento, disse que o prejuízo é enorme.

"A gente tem trabalhado com uma insegurança muito grande. Já tive uma van roubada em dezembro do ano passado e agora em 4 de novembro, mais uma. Cada vez que a gente tem um bem desse subtraído, até repor esse bem, que gera o nosso sustento, é um prazo muito longo. São cerca de 60 dias que a gente fica sem ter qualquer arrecadação por causa do roubo do carro", disse Barcelos.

Dono de uma agência de turismo, André Batista contou que já teve uma van roubada e não conseguiu recuperar o veículo. E que já perdeu até colegas de trabalho.

"Estávamos a caminho para buscar um grupo que estava desembarcando no Aeroporto do Galeão, quando fomos abordados, na Estrada do Galeão (Ilha do Governador) por um Logan branco, com quatro bandidos armados com fuzil. Um deles botou o fuzil na cara do motorista, mandando que ele parasse. Ele entrou no carro, levando nossa van e largando o motorista na Linha Vermelha. Nunca mais encontramos a van, que nunca foi recuperada. Já perdemos até colegas que num assalto, num momento de pânico, se jogou da van. Então, estamos clamando pelo direito de ir e vir e voltar para casa depois de um dia do nosso trabalho", contou Batista

Em nota, a Polícia Militar disse que o comando do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) reforçou o patrulhamento nas principais vias da cidade, incluindo a Avenida Brasil, para combater práticas criminosas. Segundo a PM, este ano, 173 pessoas foram levadas para delegacias e 29 armas foram apreendidas. E que as equipes do BPVE realizam centenas de abordagens a veículos e pessoas nas regiões citadas na reportagem.

A Polícia Civil afirmou que está investigando esses casos. E pede para que a população registre os casos de roubo para a localização e identificação desses criminosos. A Polícia Civil disse que ainda não pode afirmar que há uma quadrilha especializada atuando no roubo de vans.

O que você está lendo é [Motoristas de vans de turismo denunciam o crescente número de assaltos que estão sofrendo, no Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...