Congresso derruba veto de Bolsonaro e obriga União a compensar estados com recursos para saúde e educação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/t/k/qCTiLPRZCDrpsB02FqoA/52565913873-4876c77c7c-k.jpg)
Sessão do Congresso em 15 de dezembro de 2022 — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (15) o veto do presidente Jair Bolsonaro ao trecho de uma lei que obriga a União a compensar estados para a manutenção dos pisos constitucionais de saúde, educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Com a derrubada do veto, o trecho que prevê a compensação vai à promulgação. De acordo com estimativa do presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Décio Padilha, a União deverá transferir aos estados R$ 29 bilhões em 2023.
Relembre, abaixo, a discussão sobre a lei:
Os congressistas incluíram um dispositivo na lei para obrigar a União a compensar os estados, em caso de perda de recursos, "para que os mínimos constitucionais da saúde e da educação e o Fundeb tenham as mesmas disponibilidades financeiras na comparação com a situação em vigor antes da aprovação da lei".
Depois disso:
Webstories
O que você está lendo é [Congresso derruba veto de Bolsonaro e obriga União a compensar estados com recursos para saúde e educação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments