Reformas básicas melhoram doenças respiratórias em moradores de favela e autoestima para receber visitas, aponta estudo
Casa sendo reformada na Favela dos Sonhos. — Foto: Inara Novaes/Habitat Brasil
Um estudo realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Habitat Brasil, em parceria com a Gerando Falcões, mostra que conforme a casa de uma família recebe mudanças estruturais, os sintomas de doenças respiratórias diminuem. A autoestima dos moradores também melhorou após as reformas 💥️(leia mais abaixo).
O estudo acompanhou 25 famílias da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na região Metropolitana de São Paulo.
Em alguns casos, a mesma família recebeu mais de uma melhoria por categoria, dessas, 60% afirmaram que ao menos um integrante sofria com problemas respiratórios. Rinite foi a doença mais citada, afetando 33% dos entrevistados, seguida por bronquite asmática e bronquite, ambas com 28%.
Com as reformas, 93% dessas famílias declararam ter percebido melhoras nos sintomas ocasionados pelas doenças.
A seleção das famílias começou em março deste ano, já as obras começaram em abril. Elas continuam sendo acompanhadas pela Habitat Brasil.
O levantamento também criou uma escala de 0 a 5 para que as famílias avaliassem o quanto o ambiente de casa melhorou após a intervenção.
No caso do banheiro, as principais intervenções que ocorreram foram trocas ou novas instalações de peças como vaso sanitário, chuveiro e lavatório, além de revestimento nas paredes entre outras reformas.
Houveram também situações em que foram criadas aberturas com instalações de janelas ou troca por novos modelos para oferecer melhores condições de ventilação e iluminação natural aos ambientes da casa, fundamentais para garantir arejamento, e, com isso, melhorias na respiração.
As 25 famílias foram acompanhadas e foram questionadas se perceberam que a casa ficou melhor após a realização das intervenções no espaço. Em resposta, 100% dos pesquisados afirmaram que a casa ficou melhor depois da intervenção.
2 de 3 60% dos domicílios possuem alguém com doenças respiratória. — Foto: Divulgação/ Habit Brasil60% dos domicílios possuem alguém com doenças respiratória. — Foto: Divulgação/ Habit Brasil
O estudo apontou que as famílias que receberam reformas em seus imóveis também afirmaram ter melhorado a autoestima, principalmente para receber visitas.
Basicamente todos os entrevistados afirmaram se sentir mais confortáveis para receber amigos e familiares.
Dos responsáveis pesquisados, 88% declararam que as melhorias realizadas em seus imóveis facilitaram na limpeza da casa. Para 100% dos responsáveis pelas famílias pesquisadas que receberam melhorias em seus banheiros, declararam que ficou mais fácil realizar as atividades de higiene, após as melhorias realizadas em seus banheiros. Ao todo, 17 famílias receberam reformas no banheiro.
3 de 3 88% das famílias afirmaram que as reformas facilitaram a limpeza do ambiente. — Foto: Divulgação/ Habit Brasil88% das famílias afirmaram que as reformas facilitaram a limpeza do ambiente. — Foto: Divulgação/ Habit Brasil
O que você está lendo é [Reformas básicas melhoram doenças respiratórias em moradores de favela e autoestima para receber visitas, aponta estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments