Projeto que deixa indústrias do agro fiscalizarem sua própria produção vai à sanção; veja o que muda
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/1/qaxB9iSFCGI1Eq3XdNGA/governo-inicia-programa-de-controle-da-ferrugem-asiatica-este-mes-em-roraima-1-1-.jpeg)
Projeto de lei pode permitir que produtores rurais fiscalizem as suas próprias fazendas. — Foto: Aderr/Divulgação/Arquivo
Um projeto de lei aprovado pelo Senado na noite de terça-feira (20) vai permitir que as próprias indústrias agropecuárias fiscalizem a sua produção de alimentos. Essas atividades são, hoje, exercidas exclusivamente por fiscais do Ministério da Agricultura.
O texto do projeto diz que a obrigatoriedade é voltada somente para as indústrias, como frigoríficos, indústrias de queijo, leite, arroz, entre outros.
Agricultores familiares e os que trabalham com a produção primária, como a colheita e criação de animais, vão poder aderir de forma voluntária.
O texto, que ficou conhecido como PL do Autocontrole, já passou pela Câmara dos Deputados e segue, agora, para a sanção presidencial.
A nova legislação abrange ainda o monitoramento da compra de matérias-primas, como fertilizantes e agrotóxicos, até o envio do produto para a venda.
Ambientalistas afirmam que a proposta diminui o rigor na fiscalização, colocando em risco a segurança dos alimentos e o bem-estar animal
Caso o projeto de lei seja sancionado pelo atual presidente Jair Bolsonaro:
O que você está lendo é [Projeto que deixa indústrias do agro fiscalizarem sua própria produção vai à sanção; veja o que muda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments