Corpo de Pedro Paulo Rangel é velado no Theatro Municipal

Amigos de Pedro Paulo Rangel aplaudem saída do caixão do Theatro Municipal — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio 1 de 12 Amigos de Pedro Paulo Rangel aplaudem saída do caixão do Theatro Municipal — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

Amigos de Pedro Paulo Rangel aplaudem saída do caixão do Theatro Municipal — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

O velório do ator Pedro Paulo Rangel foi realizado a partir das 10h desta quinta-feira (22) no Theatro Municipal, no Centro do Rio. A cerimônia de despedida foi aberta ao público e se encerrou por volta das 13h.

A cremação, no entanto, seria realizada no Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária, após o velório. Esta cerimônia será fechada para amigos e familiares.

Uma das primeiras pessoas a chegarem no velório foi a atriz Lilia Cabral que, muito emocionada, disse que ele fará "muita falta".

Lilia Cabral chega ao velório de Pedro Paulo Rangel nesta quinta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal / Fernando Philbert 2 de 12 Lilia Cabral chega ao velório de Pedro Paulo Rangel nesta quinta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal / Fernando Philbert

Lilia Cabral chega ao velório de Pedro Paulo Rangel nesta quinta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal / Fernando Philbert

O diretor de teatro Fernando Philbert contou que Rangel "praticamente deu seu último suspiro no teatro".

Diretor teatral Fernando Philbert no velório do ator Pedro Paulo Rangel, no Theatro Municipal, no Centro do Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio 3 de 12 Diretor teatral Fernando Philbert no velório do ator Pedro Paulo Rangel, no Theatro Municipal, no Centro do Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

Diretor teatral Fernando Philbert no velório do ator Pedro Paulo Rangel, no Theatro Municipal, no Centro do Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

Philbert dirigiu Pedro Paulo Rangel nos últimos três anos na peça O Ator e o Lobo, que ficou em cartaz até o mês passado na Casa de Cultura Laura Alvim.

"O espetáculo celebrava os 50 anos de carreira dele. Ele queria muito voltar ao palco e se despedir. O espetáculo era a vida dele", enfatizou.

O diretor teatral é o autor do último registro fotográfico de Rangel no palco, feito no dia 4 de novembro, na última apresentação do ator.

Último registro fotográfico do ator Pedro Paulo Rangel no palco, feito no dia 4 de novembro, durante sua última apresentação da peça O Ator e o Lobo, que esteve em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim nos últimos três anos — Foto: Fernando Philbert/Divulgação 4 de 12 Último registro fotográfico do ator Pedro Paulo Rangel no palco, feito no dia 4 de novembro, durante sua última apresentação da peça O Ator e o Lobo, que esteve em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim nos últimos três anos — Foto: Fernando Philbert/Divulgação

Último registro fotográfico do ator Pedro Paulo Rangel no palco, feito no dia 4 de novembro, durante sua última apresentação da peça O Ator e o Lobo, que esteve em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim nos últimos três anos — Foto: Fernando Philbert/Divulgação

O ator Diogo Vilela disse que a morte de Pedro Paulo Rangel potencializa o contexto de perda que a cultura brasileira vem passando e denota urgência em se recuperar o teatro no país.

"São momentos difíceis que a arte está passando. Ele era um homem de teatro e o teatro precisa ser recuperado na cultura", disse Vilela.

O ator reiterou a expectativa da classe artística de que a cultura volte a ser valorizada no país, após ter sido tão duramente atacada nos últimos anos.

O ator David Pinheiro disse que "trabalhar com Pedro Paulo era sempre um aprendizado".

David Pinheiro disse que trabalhar com Pedro Paulo era um aprendizado — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio 5 de 12 David Pinheiro disse que trabalhar com Pedro Paulo era um aprendizado — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

David Pinheiro disse que trabalhar com Pedro Paulo era um aprendizado — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio

O ator Osmar Prado disse que todavia que morre um artista, seja das artes, da bola, da ginástica, da vida, o país se empobrece mais um pouco.

"Ele cumpriu sua missão de forma extraordinariamente importante e dedicada. Se tivesse um pulmão mais forte certamente ainda estaria aqui, mas era um fumante inveterado. Sei bem que meu pai também era fumante e viveu até os 83 anos. Isso é da genética de cada um. Agora, vamos seguir com ele na memória. Até aqui, cumprimos nossa missão", disse Osmar Prado.

O artista, de 74 anos, morreu no fim da madrugada desta quarta-feira (21). Pedro Paulo estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar, desde o dia 30 de novembro. A causa da morte foi insuficiência respiratória.

Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo estão as novelas "Gabriela" (1975), "Saramandaia" (1976), "Vale Tudo" (1988), e o humorístico "TV Pirata" (1988).

Pedro Paulo Rangel na novela 'Vale Tudo' — Foto: Reprodução 6 de 12 Pedro Paulo Rangel na novela 'Vale Tudo' — Foto: Reprodução

Pedro Paulo Rangel na novela 'Vale Tudo' — Foto: Reprodução

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1948, Pedro Paulo Marques Rangel era morador do Rio Comprido, na Zona Norte da cidade, quando teve o primeiro contato com o teatro, aos 11 anos. Fascinado com a descoberta, decidiu ser ator. Foi nessa época que escreveu uma peça para que pudesse atuar: "Quando os Pais Entram de Férias".

O ator Pedro Paulo Rangel na novela 'Pedra sobre Pedra', da TV Globo — Foto: Acervo Globo 7 de 12 O ator Pedro Paulo Rangel na novela 'Pedra sobre Pedra', da TV Globo — Foto: Acervo Globo

O ator Pedro Paulo Rangel na novela 'Pedra sobre Pedra', da TV Globo — Foto: Acervo Globo

Mais tarde, no grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha, conheceu o ator Marco Nanini, com quem estudaria no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Pedro Paulo Rangel e Glória Pires em cena de 'Belíssima' (2015) — Foto: Acervo Grupo Globo 8 de 12 Pedro Paulo Rangel e Glória Pires em cena de 'Belíssima' (2015) — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Glória Pires em cena de 'Belíssima' (2015) — Foto: Acervo Grupo Globo

O primeiro contato de Pedro Paulo com o teatro profissional foi em 1968, na peça "Roda Viva", de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa.

Depois de passar pela TV Tupi de São Paulo, o ator estreou na TV Globo em 1972, na novela "Bicho do Mato". Seu primeiro personagem de sucesso foi Juca Viana, em "Gabriela". Na novela, Pedro Paulo protagonizou o primeiro nu masculino da televisão, numa cena que mostrava o casal Juca e Chiquinha (Cidinha Millan) sendo atirado na rua, depois de ser flagrado na cama.

Pedro Paulo Rangel em cena de 'TV Pirata' — Foto: Acervo Grupo Globo 9 de 12 Pedro Paulo Rangel em cena de 'TV Pirata' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de 'TV Pirata' — Foto: Acervo Grupo Globo

Após várias peças de teatro e alguns filmes durante a década de 70 e o início dos anos 80, como "Menino do Rio" (1982), Pedro Paulo voltou a trabalhar na TV Globo.

Convidado por Jô Soares, o ator participou de esquetes no programa humorístico "Viva o Gordo" (1982). O resultado agradou e ele foi convidado para integrar o elenco da segunda temporada de "TV Pirata" (1988).

Em 1992, um novo papel marcou a carreira de Pedro Paulo Rangel, o homossexual Adamastor, de "Pedra sobre Pedra". Em seguida, ele fez as novelas "O Mapa da Mina" (1993) e "A Indomada" (1997), além da minissérie "Engraçadinha".

Entre outras obras do ator estão as novelas "Pedra Sobre Pedra", "Vale Tudo", "A Indomada", "Saramandaia", "O Cravo e a Rosa" e "Belíssima", além de seriados e minisséries, como "A Muralha", "Você Decide", "A Diarista", "Os Aspones" e "Sob Nova Direção".

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em cena de 'O Cravo e a Rosa' — Foto: Acervo Grupo Globo 10 de 12 Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em cena de 'O Cravo e a Rosa' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em cena de 'O Cravo e a Rosa' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de 'A Indomada' — Foto: Acervo Grupo Globo 11 de 12 Pedro Paulo Rangel em cena de 'A Indomada' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel em cena de 'A Indomada' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Fábio Jr. em 'Pedra sobre Pedra' — Foto: Acervo Grupo Globo 12 de 12 Pedro Paulo Rangel e Fábio Jr. em 'Pedra sobre Pedra' — Foto: Acervo Grupo Globo

Pedro Paulo Rangel e Fábio Jr. em 'Pedra sobre Pedra' — Foto: Acervo Grupo Globo

O que você está lendo é [Corpo de Pedro Paulo Rangel é velado no Theatro Municipal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...