Champions: sensação Brest já faliu e é proibido de jogar em casa

O estreante Brest entrou na 3ª rodada da fase de liga como vice-líder da Champions

O estreante Brest entrou na 3ª rodada da fase de liga como vice-líder da Champions Imagem: Getty Images

O time sensação deste começo de temporada da Liga dos Campeões da Europa não tem nem estádio capaz de cumprir as exigências do torneio interclubes mais badalado e elitista do futebol mundial.

Por isso, os torcedores que quiserem acompanhar o estreante Brest na partida contra o Bayer Leverkusen, nesta tarde, precisarão encarar uma viagem de cerca de uma hora e meia até Guingamp.

Mas os 113 quilômetros que separam as duas cidades no noroeste da França certamente não serão problema para uma torcida que não imaginava ser possível ver seu time disputar a Champions... e, muito menos, passar com 100% de aproveitamento pelas duas primeiras rodadas da competição.

    Vini faz partida genial e digna de um Bola de Ouro

    Casagrande

    Vini faz partida genial e digna de um Bola de Ouro

  • O colapso do manto de gelo da Groenlândia

    Carlos Nobre

    O colapso do manto de gelo da Groenlândia

  • Bolsonaro 'mata saudades' dos holofotes em SP

    Thais Bilenky

    Bolsonaro 'mata saudades' dos holofotes em SP

  • Nunes mostra a Bolsonaro que Tarcísio é a estrela

    Josias de Souza

    Nunes mostra a Bolsonaro que Tarcísio é a estrela

Graças às vitórias sobre Sturm Graz (2 a 1) e Red Bull Salzburg (4 a 0), o Brest iniciou a semana como vice-líder da fase de liga do torneio europeu, atrás apenas do Borussia Dortmund. Mesmo assim, ainda não se esqueceu que é um "intruso" na elite.

Classificação e jogos

  • Liga dos Campeões

O Stade Brestois, clube que internacionalmente é mais conhecido pelo nome da cidade que representa, é de certa forma uma novidade até mesmo no cenário francês.

Fundado há 74 anos, como fruto da fusão de outros cinco times, estreou na primeira divisão da terra de Michel Platini, Zinédine Zidane e Kylian Mbappé em 1979, mas acabou decretando falência e tendo de recomeçar do zero no começo da década de 1990.

Foi só em 2023/20 que o Brest conseguiu retornar à Ligue 1. E, ao longo das quatro temporadas seguintes, não fez nada muito além de lutar contra o rebaixamento.

Mas, na edição passada do Campeonato Francês, tudo mudou. Mesmo sem um grande investimento ou reforços de peso, o time passou a competição toda brigando nas primeiras colocações e terminou a temporada atrás apenas dos poderosos Paris Saitn-Germain e Monaco.

Continua após a publicidade

Relacionadas

  • Time de Messi é rival dos sonhos para Palmeiras, Fla e Flu no Super Mundial
  • Um gol: melhor defesa da Europa tem técnico, capitão e zagueiro brasileiros
  • Libertadores vai definir se dupla da seleção fica no Botafogo para 2025

A terceira posição, melhor campanha em toda a sua histórica, deu ao Brest o direito de disputar pela primeira vez a Champions, ainda que longe do seu estádio -o Francis-Le Blé, com 102 anos de idade e capacidade para pouco mais de 15 mil torcedores, não se encaixa nos padrões exigidos pela Uefa.

Mesmo com o desembarque no primeiro escalão europeu, o time francês manteve sua essência. Sua contratação mais cara na última janela de transferências, o centroavante Mama Baldé, de Guiné-Bissadu, custou apenas 4,5 milhões de euros (R$ 27,8 milhões).

O nome mais importante do elenco do Brest é o meia-atacante e camisa 10 Romain del Castillo, que já soma três gols e duas assistências na temporada, mas que nunca sequer foi cotado para defender a seleção principal da França.

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal (quatro a mais que no formato anterior) jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Continua após a publicidade

Newsletter

OLHAR APURADO

Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do sobre os principais assuntos do noticiário.

Quero receber

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Ontem - Monaco x Estrela Vermelha, em Monte Carlo (MON)
Ontem - Milan x Brugge, em Milão (ITA)
Ontem - Arsenal x Shakhtar Donetsk, em Londres (ING)
Ontem - Juventus x Stuttgart, em Turim (ITA)
Ontem - Sturm Graz x Sporting, em Klagenfurt (AUT)
Ontem - Real Madrid x Borussia Dortmund, em Madri (ESP)
Ontem - Paris Saint-Germain x PSV Eindhoven, em Paris (FRA)
Ontem - Girona x Slovan Brastislava, em Girona (ESP)
Ontem - Aston Villa x Bologna, em Birmingham (ING)
Hoje, às 13h45 - Atalanta x Celtic, em Bérgamo (ITA)
Hoje, às 13h45 - Brest x Bayer Leverkusen, em Guingamp (FRA)
Hoje, às 16h - RB Leipzig x Liverpool, em Leipzig (ALE)
Hoje, às 16h - Manchester City x Sparta Praga, em Manchester (ING)
Hoje, às 16h - Barcelona x Bayern de Munique, em Barcelona (ESP)
Hoje, às 16h - Atlético de Madrid x Lille, em Madri (ESP)
Hoje, às 16h - Red Bull Salzburg x Dínamo Zagreb, em Salzburgo (AUT)
Hoje, às 16h - Benfica x Feyenoord, em Lisboa (POR)
Hoje, às 16h - Young Boys x Inter de Milão, em Berna (SUI)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Champions: sensação Brest já faliu e é proibido de jogar em casa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...