Migrantes enfrentam Natal congelante na fronteira dos EUA com o México
Centenas de migrantes se preparam para acampar no frio na fronteira norte do México com os Estados Unidos durante o Natal, enquanto esperam por uma reversão nas restrições à migração para os EUA.
Depois que a Suprema Corte americana determinou nesta semana que as restrições conhecidas como Título 42 poderiam permanecer temporariamente, muitos migrantes enfrentam um fim de semana de frio, causado pelo que o serviço meteorológico do México chamou de "massa de ar ártico".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/I/dB4Kd5TOmiFoUKwaUwcQ/um-migrante-da-venezuela-usa-um-telefone-coberto-com-um-cobertor-durante-as-festividades-de-natal-em-um-abrigo-na-cidade-do-mexico.jpg)
Um migrante da Venezuela usa um telefone coberto com um cobertor, durante as festividades de Natal em um abrigo na Cidade do México — Foto: Reuters
A previsão era de que as temperaturas nas cidades fronteiriças de Matamoros e Reynosa, onde milhares de pessoas estão acampadas ao ar livre ou em abrigos básicos, chegassem a zero no sábado (24), véspera de Natal, com pouca melhora no domingo (25).
Em Ciudad Juarez, cidade mais a oeste, onde centenas de migrantes dormem nas ruas e fazem fila para pedir asilo na fronteira com El Paso, as temperaturas devem cair para - 6ºC. As autoridades forneceram mais espaço nos abrigos nos últimos dias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/e/M/QkX9bsSeGtYSpZuTjbxg/migrantes-principalmente-da-venezuela-durante-uma-noite-de-baixas-temperaturas-em-el-paso.jpg)
Migrantes, principalmente da Venezuela, uma noite de baixas temperaturas, em El Paso, em 23 de dezembro — Foto: Reuters
O Título 42 permite que os Estados Unidos devolvam migrantes ao México e outros países sem que tenham a chance de solicitar asilo.
A medida, instituída pelo ex-presidente Donald Trump, deveria terminar em 21 de dezembro antes da decisão da Suprema Corte.
Não há previsão para que a medida perca a validade.
O que você está lendo é [Migrantes enfrentam Natal congelante na fronteira dos EUA com o México].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments