China faz novos exercícios militares próximo a Taiwan
Xi Jinping, presidente da China, em foto de 21 de dezembro de 2022 — Foto: Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via Reuters
A China realizou neste domingo (25) um novo exercício militar no mar e no espaço aéreo próximo a Taiwan. Segundo o governo chinês, as ações foram realizadas em resposta a uma "provocação" dos governos taiwanês e americano.
Em um comunicado curto, o Comando Leste do exército chinês disse ter feito exercícios em torno de Taiwan, mas não especificou a localização, nem o que levou às novas movimentações próximos à ilha taiwanesa.
"É uma resposta decidida à atual escalada de conluio e provocação dos Estados Unidos e de Taiwan", disse o governo chinês, sem detalhes. "As forças de comando tomarão todas as medidas necessárias para defender decididamente a soberania nacional e a integridade territorial".
A nota não foi comentada pelo governo taiwanês, que tem criticado os repetidos exercícios militares chineses nos últimos anos. A China continental diz que Taiwan faz parte do seu território e pressiona a ilha a aceitar ficar sob sua soberania.
O Ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, afirmou que as ações da China, "mais uma vez destacam sua mentalidade de resolver diferenças pela força e destruir a paz e a estabilidade regionais".
O governo chinês tem feito mais exercícios militares desde agosto, quando a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou Taiwan. No sábado, Pequim criticou a aprovação de uma lei americana que pode aumentar a assistência militar para Taiwan.
O que você está lendo é [China faz novos exercícios militares próximo a Taiwan].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments