Rússia envia navio de guerra com mísseis hipersônicos ao Oceano Atlântico
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou nesta quarta-feira (4) ao Oceano Atlântico um navio de guerra com mísseis de cruzeiro hipersônicos de nova geração,💥️ capazes de desviar de sistemas antimísseis modernos.
A manobra foi vista como um sinal de Moscou ao Ocidente de que as tropas russas não recuarão na guerra contra a Ucrânia.
💥️Compartilhe esta notícia no WhatsApp💥️Compartilhe esta notícia no Telegram
Rússia, China e Estados Unidos estão em uma corrida para desenvolver armas hipersônicas, vistas como uma forma de ganhar vantagem sobre qualquer adversário por causa da velocidade - 💥️acima de cinco vezes a velocidade do som - e manobrabilidade.
Putin disse que o 💥️navio estava armado com armas hipersônicas Zircon, que têm capacidade de contornar "de forma confiável" todos os sistemas modernos de defesa aérea avançada ou sistemas de defesa antimísseis, segundo o ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu.
1 de 2 O presidente russo, Vladimir Putin, em videoconferência com o ministro da Defesa, Sergei Shoygu, e o capitão de uma fragata russa com mísseis hipersônicos — Foto: Mikhail Klimentyev/ Sputnik/ Kremlin Pool Photo via AP
O presidente russo, Vladimir Putin, em videoconferência com o ministro da Defesa, Sergei Shoygu, e o capitão de uma fragata russa com mísseis hipersônicos — Foto: Mikhail Klimentyev/ Sputnik/ Kremlin Pool Photo via AP
O presidente russo participou de videoconferência com Shoigu, e Igor Krokhmal, o comandante da fragata, chamada "Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov".
As armas, disse Putin, "não têm análogos em nenhum país do mundo".
💥️LEIA TAMBÉM:
Mais de dez meses após Putin enviar tropas para a Ucrânia, não há fim à vista para a guerra que se transformou em uma intensa batalha de artilharia de inverno que matou e feriu dezenas de milhares de soldados de ambos os lados.
A Rússia também usou mísseis hipersônicos Kinzhal (Dagger) na Ucrânia.
Junto com o veículo de deslizamento hipersônico Avangard, que entrou em combate em 2023, o 💥️Zircon forma a peça central do arsenal hipersônico da Rússia.
A Rússia vê as armas como uma maneira de perfurar as defesas antimísseis cada vez mais sofisticadas dos EUA, que Putin alertou que um dia poderá abater mísseis nucleares russos.
2 de 2 Fragata lança míssil de cruzeiro hipersônico Zircon durante exercício militar russo no Mar de Barent, perto da Noruega, em maio de 2022. — Foto: Ministério da Defesa da Rússia via APFragata lança míssil de cruzeiro hipersônico Zircon durante exercício militar russo no Mar de Barent, perto da Noruega, em maio de 2022. — Foto: Ministério da Defesa da Rússia via AP
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que o 💥️Gorshkov navegaria para os oceanos Atlântico e Índico e para o Mar Mediterrâneo.
Shoigu afirmou também que os mísseis hipersônicos podem superar qualquer sistema de defesa antimísseis. Os mísseis voam a nove vezes a velocidade do som e têm um alcance de mais de 1.000 km, disse.
Um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA sobre armas hipersônicas diz que os 💥️mísseis hipersônicos russos e chineses são projetados para serem usados com ogivas nucleares.
O alvo de uma arma hipersônica é muito mais difícil de calcular do que para mísseis balísticos intercontinentais por causa de sua manobrabilidade.
Além da Rússia, Estados Unidos e China, vários outros países estão desenvolvendo armas hipersônicas, incluindo Austrália, França, Alemanha, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Japão, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA.
O que você está lendo é [Rússia envia navio de guerra com mísseis hipersônicos ao Oceano Atlântico].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments