Eleição para presidente da Câmara dos EUA leva 15ª rodadas para ser decidida

Kevin McCarthy abraça Steve Scalise durante comemoração pela eleição do republicano para presidente da Câmara dos EUA na 15ª rodada de votação — Foto: REUTERS/Jon Cherry 1 de 2 Kevin McCarthy abraça Steve Scalise durante comemoração pela eleição do republicano para presidente da Câmara dos EUA na 15ª rodada de votação — Foto: REUTERS/Jon Cherry

Kevin McCarthy abraça Steve Scalise durante comemoração pela eleição do republicano para presidente da Câmara dos EUA na 15ª rodada de votação — Foto: REUTERS/Jon Cherry

Após 15 rodadas e quatro dias, Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos EUA na madrugada deste sábado (7).

Pouco antes, também no mesmo dia, a 14ª rodada havia chegado ao fim sem consenso. A Câmara chegou a tentar uma moção para adiar a votação para segunda-feira (9), mas não conseguiu, dando início à nova sessão ainda na madrugada.

A sequência marca o maior número de tentativas de eleger um líder da Câmara desde a década de 1850.

O republicano da Califórnia enfrentou uma divisão partidária entre a maioria dos republicanos da Câmara que o apoia e 💥️conservadores linha-dura que foram contra ele nas votações anteriores, mesmo depois que McCarthy ofereceu limitar sua própria influência.

O presidente da Câmara dos Representantes, conhecida como "speaker", é o terceiro posto mais poderoso na política americana. Essa posição dá a McCarthy autoridade para bloquear a agenda legislativa do presidente Joe Biden, forçar votações para as prioridades republicanas em economia, energia e imigração e avançar em investigações de Biden e seu governo.

💥️LEIA TAMBÉM

Um grupo de republicanos mais conservadores rejeitavam Kevin McCarthy, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, por ser 💥️muito moderado. McCarthy já aceitou muitas das demandas destes deputados, mas a oposição à sua candidatura dentro de seu próprio partido seguiu forte.

Em 💥️1923, a última vez que teve esse impasse, foram necessárias 💥️9 rodadas para eleger um líder. A votação de 💥2023 passou desse patamar e é a mais longa desde 💥1859, que teve💥 44 rodadas. O recorde é de 💥️1855, quando teve 💥️133 rodadas em um período de 💥️dois meses.

Deputados nos Estados Unidos votam para escolher o próximo presidente da Câmara — Foto: Reuters 2 de 2 Deputados nos Estados Unidos votam para escolher o próximo presidente da Câmara — Foto: Reuters

Deputados nos Estados Unidos votam para escolher o próximo presidente da Câmara — Foto: Reuters

O que você está lendo é [Eleição para presidente da Câmara dos EUA leva 15ª rodadas para ser decidida].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...