Casas ficam inundadas após cheia do Rio Pomba, no RJ; desalojados passam de 3 mil em Pádua

A cheia do Rio Pomba no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro inundou casas e já deixou quase 4 mil pessoas desalojadas em Santo Antônio de Pádua. A chuva forte atinge a região desde a quinta-feira (5). Na noite desta sexta (6), o rio atingiu a cota de transbordo de 5 metros. Na manhã deste sábado (7), o nível continua a subir e já atingiu 5,89 metros às 16h.

Um morador da localidade de Monte Alegre, na zona rural entre São José de Ubá e Santo Antônio de Pádua, que não quis se identificar, gravou um vídeo mostrando a situação. A água entrou na casa dos pais dele e deixou todos os cômodos inundados.

A imagem mostra cama, guarda-roupas, armário de cozinha, geladeira e outros móveis dentro da água. Um cachorro da família aparece andando no cômodo em meio a água. 💥️(veja no vídeo acima)

Em Santo Antônio de Pádua, a Prefeitura abriu um abrigo no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida. Quatro pessoas ficaram desabrigadas e estão no colégio. Outras 3.900 pessoas precisaram sair de suas casas e foram para as casas de parentes ou amigos.

A enchente afetou cerca de 1.700 casas.

Um hospital de campanha foi montado no Ciep 469 devido ao risco de inundação no Hospital Hélio Montezano.

Hospital de Campanha foi montado em Ciep de Santônio de Pádua por conta de inundação devido à cheia do Rio Pomba no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura 1 de 1 Hospital de Campanha foi montado em Ciep de Santônio de Pádua por conta de inundação devido à cheia do Rio Pomba no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura

Hospital de Campanha foi montado em Ciep de Santônio de Pádua por conta de inundação devido à cheia do Rio Pomba no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura

Segundo a Prefeitura, na enchente de janeiro do ano passado, foram registrados 20 centímetros de água no hospital. A previsão da Defesa Civil é que neste ano o volume de água na unidade atinja os 40 centímetros, com base nos levantamentos que levam em consideração a chuva e a cheia de rios na região de Cataguases, na Zona da Mata Mineira.

Os rios que passam na região de Minas Gerais desaguam no Norte e Noroeste Fluminense.

A Prefeitura está realizando transmissões ao vivo nas redes sociais da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal atualizando a população da situação na cidade. Em uma live realizada ao meio-dia deste sábado, o prefeito de Pádua, Paulinho da Refrigeração, pediu para que a população evite circular próximo as áreas ribeirinhas e que procurem atendimento no hospital de campanha em caso de extrema urgência, para que o atendimento de quem precisar ser atendido com urgência não seja impactado.

Em Laje do Muriaé, duas famílias ficaram desalojadas. O trânsito foi interrompido por volta das 16h deste sábado na localidade de Pindoba, a área mais baixa do município, devido ao nível da água nas estradas.

O que você está lendo é [Casas ficam inundadas após cheia do Rio Pomba, no RJ; desalojados passam de 3 mil em Pádua].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...