Falha na Linha 9 - Esmeralda afeta circulação de trens na manhã desta segunda

Linha 9-Esmeralda tem manhã de transtornos após falha em sinalização — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 2 Linha 9-Esmeralda tem manhã de transtornos após falha em sinalização — Foto: Reprodução/TV Globo

Linha 9-Esmeralda tem manhã de transtornos após falha em sinalização — Foto: Reprodução/TV Globo

Trens da Linha 9-Esmeralda circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada por mais de duas horas na manhã desta segunda-feira (16).

Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, o problema ocorreu por conta de uma falha na sinalização.

Nas redes sociais, usuários relataram a sensação de descaso, uma vez que os problemas na linha são recorrentes.

Por conta da demora, os vagões partiam lotados, com pessoas se apertando na porta para conseguir embarcar.

Passageiros enfrentam vagões lotados em nova manhã de problemas na Linha 9-Esmeralda — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2 Passageiros enfrentam vagões lotados em nova manhã de problemas na Linha 9-Esmeralda — Foto: Reprodução/TV Globo

Passageiros enfrentam vagões lotados em nova manhã de problemas na Linha 9-Esmeralda — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) defende a rescisão do contrato com a concessionária.

No final do ano passado, a promotoria chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi recusado pela empresa.

Na proposta, o promotor de Justiça de São Paulo, Silvio Marques, alega que o Ministério Público tem provas suficientes para pedir na Justiça a suspensão do contrato da CPTM com a ViaMobilidade.

No caso de a CPTM reassumir a operação, serão necessários de 60 a 90 dias para a contratação de novos funcionários e normalização das linhas.

Ainda segundo o MP, entre maio e junho deste ano, a ViaMobilidade pediu funcionários emprestados para a CPTM pois "tinha um problema técnico e a empresa privada não soube solucionar".

O promotor Silvio Marques apontou erros no edital de contração da Secretaria de Transportes do Estado com a ViaMobilidade.

Segundo ele, os consumidores que se sentirem prejudicados pela falhas das Linhas 8 e 9 podem entrar com uma ação no juizado de pequenas causas e solicitar indenização.

A ViaMobilidade já acumula quase R$ 10 milhões em multas registradas por falhas.

A concessionária ainda não realizou nenhum pagamento porque está em um processo de recurso e análise do governo do estado. Alguns desses processos estão correndo há mais de sete meses.

Entre as infrações está o avanço de sinal vermelho, a abertura das portas do vagão fora da estação e uma batida na estação Julio Prestes, entre outras.

A empresa também foi multada pela morte de um funcionário durante um serviço de manutenção em 10 de março, por operar com intervalos acima do máximo definido e descumprir prazos.

O que você está lendo é [Falha na Linha 9 - Esmeralda afeta circulação de trens na manhã desta segunda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...