Vídeo: policiais dos EUA espancam homem negro; cidades americanas vivem protestos
As ruas de Memphis, nos Estados Unidos, vivem uma onda de manifestações após a divulgação de vídeos gravados pelas câmeras dos uniformes de cinco ex-policiais da cidade que mostram um ataque a um motorista que levou o homem à morte.
Tyre Nichols, um homem negro, estava dirigindo no dia 7 de janeiro na cidade quando foi parado por cinco policiais. Durante sua prisão, ele sofreu ferimentos e, três dias depois, morreu em um hospital.
💥️LEIA TAMBÉM
1 de 2 Imagem de policiais com Tyre Nichols, encostado na roda do carro — Foto: Reprodução/Polícia de Memphis
Imagem de policiais com Tyre Nichols, encostado na roda do carro — Foto: Reprodução/Polícia de Memphis
Os cinco policiais, todos negros, foram acusados de assassinato em segundo grau, agressão, sequestro, má conduta e opressão pelo episódio que terminou com a morte de Nichols.
Quatro deles pagaram fiança e foram soltos.
2 de 2 Demetrius Haley, Desmond Mills, Jr., Emmitt Martin III, Justin Smith e Tadarrius Bean, policiais que foram presos em Memphis — Foto: ReutersDemetrius Haley, Desmond Mills, Jr., Emmitt Martin III, Justin Smith e Tadarrius Bean, policiais que foram presos em Memphis — Foto: Reuters
Joe Biden, presidente dos EUA, afirmou estar indignado após ver o vídeo.
Diversas cidades reforçaram seus esquemas de segurança para receber os protestos. Manifestações acontecem em Memphis, Atlanta, Washington D.C. e outros locais. Em Nova York e Los Angeles houve conflitos entre manifestantes e a polícia.
Biden que pediu aos manifestantes que se expressarem pacificamente. "Aqueles que buscam justiça não devem recorrer à violência ou à destruição", disse.
Antes da divulgação, poucas pessoas tiveram acesso aos vídeos. A família da vítima está entre o grupo de pessoas que já tinham visto as imagens.
O presidente Joe Biden conversou com a mãe e com o padrasto da vítima e deu os pêsames a eles.
O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, e o diretor do FBI, Christopher Wray, também tiveram acesso às imagens antes da divulgação.
Wray afirmou que o que aconteceu em Memphis é obviamente trágico. “Eu mesmo vi o vídeo e vou dizer que fiquei chocado", disse ele.
A polícia não divulgou muitos detalhes sobre as circunstâncias da prisão de Nichols. Até o promotor Steve Mulroy, que acusou os policiais, descreveu o incidente de forma vaga.
Depois que Nichols foi parado por direção imprudente, houve uma discussão. Os policiais o usaram spray de pimenta, e Nichols tentou fugir a pé. "Houve outra discussão em um local próximo em que os ferimentos graves foram sofridos pelo Sr. Nichols."
Veja abaixo uma cronologia do caso de Tyre Nichols:
Os EUA vivem uma série de casos de violência policial que termina com a morte de pessoas negras e outras minorias. A população reage com protestos contra o racismo sistêmico no sistema de policiamento e de Justiça.
Houve protestos após o assassinato, em maio de 2023, de George Floyd, um homem negro que morreu depois que um policial branco de Minneapolis se ajoelhou em seu pescoço por mais de 9 minutos.
O que você está lendo é [Vídeo: policiais dos EUA espancam homem negro; cidades americanas vivem protestos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments