Moraes afirma que democracia não será destruída por 'criminosos terroristas'
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta quarta-feira (1º) que "a democracia brasileira não será abalada muito menos destruída por criminosos terroristas". Também disse que a democracia brasileira não vai suportar mais a "ignóbil política de apaziguamento" e que não é possível fazer acordo com "criminosos, com terroristas, com golpistas".
As declarações ocorreram na abertura dos trabalhos do ano na Corte Eleitoral. O ministro ressaltou que todos os responsáveis pelos atos de violência contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro serão punidos.
"A democracia brasileira não suportará mais a ignóbil política de apaziguamento, de deixa pra lá, de vamos aceitar, que eles podem melhorar", afirmou o presidente do TSE.
"Não é possível fazer acordo com criminosos, com terroristas, com golpistas. Os financiadores, incentivadores, coniventes e agentes públicos que se portaram dolosamente, pactuando covardemente com a quebra da democracia, com a tentativa de golpe, com a depredação da sede dos Três Poderes e a tentativa de instalação do estado de exceção serão responsabilizados", prosseguiu.
"Absolutamente todos os envolvidos serão responsabilizados", completou.
Moraes pontuou que "extremistas, criminosos, verdadeiros terroristas" optaram pelo ódio, violência, numa tentativa de golpe. O ministro ressaltou que o país constatou, em todo o território nacional, "um cenário de abuso, de desvirtuamento do direito de reunião". E que o comportamento dos criminosos não se confunde com o direito de reunião e de liberdade de expressão.
O presidente do TSE declarou "absolutamente nada, absolutamente nada pode justificar a ocorrência de acampamento cheios de criminosos, com armas". Moraes acrescentou ainda que as investigações apontam para a existência de uma organização criminosa, voltada ao ataque à democracia e às instituições. E que as atividades criminosas só puderam se desenvolver com organização e financiamento, além de omissão intencional de autoridades públicas.
O que você está lendo é [Moraes afirma que democracia não será destruída por 'criminosos terroristas'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments