Um dia após reeleição de Pacheco, Senado define integrantes da Mesa Diretora; veja nomes

O Senado definiu nesta quinta-feira (2) os senadores que passam a integrar a chamada Mesa Diretora da Casa, que abrange as vice-presidências e as secretarias do Senado.

A definição um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ter sido reeleito para comandar a Casa pelos próximos dois anos.

Apoiado pelos aliados do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Pacheco recebeu 49 votos e derrotou o senador Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A composição da Mesa Diretora envolveu, nas últimas semanas, uma série de negociações políticas entre Pacheco e partidos aliados, como PT, MDB e União Brasil. A articulação buscou garantir a vitória de Pacheco sobre Marinho, que vinha nos últimos dias conseguindo apoio de parlamentares que poderiam votar em Pacheco.

Foram definidos nesta quinta-feira:

Esses nomes são os chamados membros titulares da Mesa Diretora do Senado - os suplentes ainda serão definidos.

A expectativa é que nos próximos dias também sejam definidos os presidentes das comissões temáticas do Senado.

Com a reeleição de Pacheco, a expectativa entre os senadores é que o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), aliado de Pacheco, continue presidindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa porque analisa a constitucionalidade de todos os projetos discutidos no Senado.

Também cabe à CCJ, por exemplo, sabatinar o indicado pelo presidente da República para o cargo de procurador-geral da República.

O g1 apurou que uma das comissões disputadas pelos senadores é a de Relações Exteriores. Isso porque, segundo aliados de Pacheco, a comissão pode passar a ser comandada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Mas, nos bastidores, senadores do PT também avaliam que o partido pode indicar o presidente da comissão.

Segundo integrantes da bancada do PT, o partido, se não comandar a Comissão de Relações Exteriores, pode ficar com a Comissão de Assuntos Econômicos, outra comissão disputada pelos senadores, pois é a responsável, por exemplo, por sabatinar o indicado pelo presidente da República para o comando do Banco Central.

Além disso, caberá à comissão analisar os projetos enviados pelo governo na área de economia - o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já disse que o governo dará prioridade neste primeiro semestre à proposta de reforma tributária.

Durante a sessão, a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) disse lamentar a ausência de senadoras na Mesa Diretora do Senado.

Leila afirmou entender que isso faz parte dos acordos partidários, mas cobrou "reflexão" por parte dos senadores para que as mulheres possam ter maior participação política na Casa.

Em seguida, a senadora Soraya Thronicke reiterou as palavras de Leila do Vôlei.

"Não posso deixar de dar razão a vossas excelências", respondeu Pacheco a Leila e a Soraya.

Durante a votação, os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem à jornalista Glória Maria, da TV Globo, que faleceu nesta quinta-feira.

O pedido da homenagem foi apresentado pelo senador Weverton e atendido por Rodrigo Pacheco. Todos os senadores ficaram de pé e em silêncio e, ao final, aplaudiram a jornalista.

O que você está lendo é [Um dia após reeleição de Pacheco, Senado define integrantes da Mesa Diretora; veja nomes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...