Vereador apresenta projeto de lei para homenagear Pelé ao mudar nome da Rua Javari, na Mooca, e cria polêmica no bairro

Taubaté enfrenta o Juventus na Rua Javari — Foto: Divulgação/ EC Taubaté 1 de 1 Taubaté enfrenta o Juventus na Rua Javari — Foto: Divulgação/ EC Taubaté

Taubaté enfrenta o Juventus na Rua Javari — Foto: Divulgação/ EC Taubaté

O vereador Adilson Amadeu (União Brasil) apresentou no dia 1º um projeto de lei que causou uma polêmica no tradicional bairro da Mooca, na Zona Leste da capital paulista. A ideia é homenagear Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morto em dezembro, e alterar o nome de algo “intocável” para parte dos moradores, a Rua Javari, onde fica o estádio do clube símbolo do bairro, o Juventus.

Na Câmara Municipal, o projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões da Casa. Se passar por elas, poderá, então, ser posto em votação. Se aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), o endereço do estádio passaria a ser 💥️Rua Javari Rei Pelé. Foi lá que o rei do futebol fez o gol mais bonito de sua carreira.

Em suas redes sociais, o vereador tem questionado a opinião dos moradores da capital. A grande maioria dos comentários, até a última atualização desta reportagem, é contrária à alteração. Numa enquete no perfil do Twitter do vereador, por exemplo, dos 19 votos, 84% optou pelo “não”, contra 15% de “sim”.

No Instagram, o vereador explica a proposta: “Para mim, uma homenagem simbólica e merecida ao maior de todos. Mas o trabalho de um parlamentar é ouvir e dialogar com a população. E eu quero saber sua opinião sobre este projeto de lei. Você concorda com ele? Você acha que essa associação não poderia ser favorável ao nome do Juventus?”

Para Amadeu, a homenagem seria também uma “oportunidade para resgatar a memória e a história de nosso clube”.

“Apesar de o Pelé ter feito o gol mais bonito sobre a camisa grená, o que para alguns não é legal, eu considero um privilégio o REI ter ‘escolhido’ a Javari para produzir sua mais bela obra ali. Nossos descendentes merecem saber o que ocorreu lá no século passado, no lendário estádio Conde Rodolfo Crespi. E a razão pela qual a Javari teria sido assim rebatizada (caso siga adiante o PL)”, destaca.

“Nenhuma outra rua de São Paulo merece tanto essa homenagem como a Javari”, completa.

Nesta terça-feira (7), o vereador deve falar sobre o tema em rádios locais e, também, tem uma reunião marcada com a diretoria do Juventus. O Clube Atlético Juventus informou ao 💥️g1 que, como o estatuto estabelece que o time é apartidário, está "impedido de fazer qualquer manifestação neste sentido", por se tratar de um projeto de lei.

Nem todos os seguidores do vereador nas redes sociais pensam como ele, veja alguns dos comentários:

“Não, já tem um busto no próprio estádio, não precisa de mais coisa. Se quiser colocar um nome assim, coloque na rua da FPF ou em algum lugar de Santos”, disse @kuca_j.

Para @ABPoeta, “a história já está escrita, é conhecida e a R Javari é muito tradicional. Preocupe-se com coisas mais importantes, como por exemplo a limpeza das ruas. Nem a Javari e nem o Pelé precisam disso”.

“Sou apoiador do seu trabalho mas vamos nós preocupar com coisas mais importantes nobre vereador!!!”, avalia @Vagnerlima1978.

“A Mooca parecendo a lua de tanto buraco e....... ‘vamo mudar o nome da rua’. Aff”, diz Carla Campi.

Virginia Carbone Ferraz também discorda: “Eu nasci na Mooca rua Javari. Não tem que mudar”.

O que você está lendo é [Vereador apresenta projeto de lei para homenagear Pelé ao mudar nome da Rua Javari, na Mooca, e cria polêmica no bairro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...