Rede pública do DF espera receber 475 mil estudantes na volta às aulas; veja como preparar alunos para o início do ano letivo
Estudantes voltam às aulas no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Cerca de 💥️475 mil estudantes retornam para as salas de aula nas 💥️690 escolas públicas de Brasília nesta segunda-feira (13). Pela previsão da Secretaria de Educação do DF, 💥️o ano letivo de 2023 vai terminar em 23 de dezembro, para que seja cumpridos os 200 dias letivos.
💥️LEIA TAMBÉM
As aulas são presenciais com horário normal, ou seja, 5 horas por dia nas escolas regulares. As unidades com horário diferenciado como integral ou creche, por exemplo, também cumprem período completo.
De acordo com a professora Catarina de Almeida Santos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), a dica mais valiosa para os pais prepararem seus filhos para o retorno às atividades é priorizar valores que devem ser regra em qualquer situação: diálogo e respeito.
Ela ressalta que 💥️é importante diferenciar conversa de imposição. Segundo Catarina, que é especialista em política educacional, os estudantes se deparam constantemente com situações de conflito na escola. "Se os alunos têm, em casa, bom exemplo de relações respeitosas, a tendência é de que o comportamento seja reproduzido no dia a dia com os colegas", afirma.
Além disso, a especialista orienta aos pais para que prestem atenção em comportamentos dos filhos como:
Para auxiliar os alunos a se organizarem para começar bem o ano letivo, a professora listou algumas dicas:
Até sexta-feira (10), foi realizada a Semana Pedagógica 2023, evento organizado pela SEEDF para preparar os professores para a volta às aulas da rede pública em Brasília. De acordo com a secretaria, foram oferecidos 💥️150 mini-cursos especiais que posteriormente serão disponibilizados a todas as escolas para utilização ao longo do ano.
Também foram promovidas palestras com o objetivo de promover a melhoria na qualificação dos profissionais da educação, segundo a SEEDF, com estudiosos e pesquisadores da área educacional, como Gabriel Chalita, Renata Prado Muniz e Lúcia Helena Galvão.
"Além disso, as escolas se preparam para receber os alunos, mas cada Coordenação Regional de Ensino e unidade escolar se prepara de uma maneira e isso pode variar de acordo com a necessidade de cada escola", informou a Secretaria, ao 💥️g1.
Segundo a SEEDF, para prevenir a contaminação pelo coronavírus, as medidas de biossegurança continuam a ser seguidas nas escolas.
Leia outras notícias da região no g1 DF.
O que você está lendo é [Rede pública do DF espera receber 475 mil estudantes na volta às aulas; veja como preparar alunos para o início do ano letivo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments