Como vem a Portela? Águia promete um carnaval grandioso para celebrar centenário com pompa e circunstância

Azul e dourado, criatividade, grandiosidade e riqueza vão imperar no desfile do centenário da Portela — Foto: Reprodução/TV Portela 1 de 4 Azul e dourado, criatividade, grandiosidade e riqueza vão imperar no desfile do centenário da Portela — Foto: Reprodução/TV Portela

Azul e dourado, criatividade, grandiosidade e riqueza vão imperar no desfile do centenário da Portela — Foto: Reprodução/TV Portela

O que sempre foi segredo — como será a águia da Portela? — continua sendo um mistério. Principalmente neste carnaval, quando a escola vai celebrar seus 100 anos de fundação na Sapucaí. O vice-presidente e diretor de carnaval 💥️Júnior Escafura revela apenas que: "Não esperem nada menos que uma 💥️águia belíssima e um carnaval grandioso".

A Portela vai cantar seu centenário com o enredo "O azul que vem do infinito", desenvolvido pelos carnavalescos 💥️Márcia e Renato Lage. A escola será a segunda a desfilar na Sapucaí, na segunda-feira de carnaval (20).

💥️Leia também:

O título do enredo já dá uma noção de como vem a Portela: com muito azul. E muito dourado. Afinal, nada melhor que ouro para simbolizar a realeza — é a primeira escola de samba a completar 100 anos e homenagear a orixá da escola, 💥️Oxum.

Lembranças de desfiles campeões e carnavais marcantes da Portela vão passar pela Sapucaí — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio 2 de 4 Lembranças de desfiles campeões e carnavais marcantes da Portela vão passar pela Sapucaí — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio

Lembranças de desfiles campeões e carnavais marcantes da Portela vão passar pela Sapucaí — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio

Não foi fácil condensar em cinco setores os cem carnavais da azul e branco de Oswaldo Cruz. Por isso, cada bloco de 20 anos da trajetória da Portela, desde a sua fundação, vai ser contado por um baluarte.

Começa com 💥️Paulo da Portela, que primeiro fundou o bloco Conjunto Oswaldo Cruz, que depois foi renomeado como Vai Como Pode, até dar origem à Portela. Em seguida, serão relembrados os carnavais da porta-bandeira 💥️Dodô, do patrono 💥️Natal, os enredos e sambas de 💥️David Corrêa, até os desfiles atuais da era 💥️Monarco.

"O desfile vai acompanhar a evolução da Portela, desde os ensinamentos do grande professor que foi Paulo da Portela até os dias de hoje. Vamos lembrar não só os títulos conquistados, mas também carnavais marcantes, em alegorias e fantasias. Os carnavalescos estão dando um toque de modernidade para chegar aos padrões atuais", disse o diretor de carnaval.

Escola vai usar muito dourado para destacar a realeza da Portela e homenagear Oxum, a orixá da escola — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio 3 de 4 Escola vai usar muito dourado para destacar a realeza da Portela e homenagear Oxum, a orixá da escola — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio

Escola vai usar muito dourado para destacar a realeza da Portela e homenagear Oxum, a orixá da escola — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1Rio

Para acompanhar essa modernidade, a Portela vai trazer alegorias ainda maiores que as do desfile de 2022. Serão 💥️cinco carros alegóricos e um tripé. O abre-alas, onde vem a águia, vai ter 💥️três chassis.

"A escola vai desfilar imponente. A águia da Portela, que é o símbolo-mor do carnaval, vai ser muito bem representada. Para ela, o céu é o limite. E para a Portela, todo carnaval é para disputar o título."

O azul do céu vai ser a base cromática da escola, com suas gradações. Renato e Márcia optaram por uma paleta de cores inspiradas nas nuances do céu, do alvorecer ao anoitecer.

Como em toda boa festa, a Portela promete contar com muitas estrelas, como os portelenses raiz Teresa Cristina, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, por exemplo. Mas como se trata da celebração de um centenário, a escola vai levar para a Sapucaí um time de ex-rainhas: Edclea das Neves, Sheron Menezzes, Luiza Brunet e Adriane Galisteu. Sem falar do ator Ícaro Silva, que desfilará representando Paulo da Portela.

Bianca Monteiro entre as ex-rainhas de bateria da Portela: Edclea das Neves, Luiza Brunet, Sheron Menezzes e Adriane Galisteu — Foto: Divulgação 4 de 4 Bianca Monteiro entre as ex-rainhas de bateria da Portela: Edclea das Neves, Luiza Brunet, Sheron Menezzes e Adriane Galisteu — Foto: Divulgação

Bianca Monteiro entre as ex-rainhas de bateria da Portela: Edclea das Neves, Luiza Brunet, Sheron Menezzes e Adriane Galisteu — Foto: Divulgação

Mas nem só de passado vai falar o carnaval da Portela. Segundo Escafura, o último carro da escola vai provocar a imaginação do público: como será a Portela do futuro, no bicentenário? A alegoria virá com painéis de LED evocando lembranças de outros carnavais e mostrando o legado para os próximos foliões.

Como dia a letra do samba, "deixa a Portela passar".

O que você está lendo é [Como vem a Portela? Águia promete um carnaval grandioso para celebrar centenário com pompa e circunstância].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...