Foliões relatam agressões por guardas municipais e PMs em blocos em SP
Casos de agressão foram relatados nas redes sociais — Foto: Reprodução/ Instagram
Foliões usaram as redes sociais para relatar agressões provocadas por agentes de segurança em São Paulo. Os casos envolvendo a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar foram registrados durante a dispersão do público dos bloquinhos de carnaval entre domingo (19) e segunda-feira (20).
O tradicional bloco "Fuá", que faz o cortejo pelas ruas do Bixiga e Bela Vista, disse que policiais teriam agredido foliões após o caminhão de som ter ido embora. Os organizadores afirmaram que denunciaram o caso às autoridades.
O bloco "Ursal" publicou uma foto que mostra duas pessoas com marcas de sangue nos calçados.
"Nossa solidariedade e apoio aos camaradas do @blocodofua que tiveram foliões e componentes barbaramente agredidos pela polícia [...]", diz a postagem.
Questionada sobre o episódio, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que precisaria de maior detalhamento do caso para confirmá-lo.
Na Santa Cecília, no Centro, um folião que participava de um bloco foi agredido durante uma abordagem da GCM. A agressão ocorreu na tarde de segunda-feira (20), entre as ruas Martim Francisco e Canuto do Val.
A ação dos agentes da GCM ocorreu após o desfile do bloco "A Espetacular Charanga do França" e foi registrada em vídeos publicados nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que um folião é atingido por golpes de cassetete.
2 de 4 Agressão ocorreu após o bloco 'A Espetacular Charanga do França' — Foto: Reprodução/ InstagramAgressão ocorreu após o bloco 'A Espetacular Charanga do França' — Foto: Reprodução/ Instagram
O bloquinho começou na Rua Imaculada Conceição e foi até o largo Santa Cecília. As ruas ficaram lotadas e alguns foliões não conseguiram escutar a banda com marchinhas tradicionais devido à quantidade de pessoas.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informou que o bloco iniciou e terminou o seu desfile plenamente, cumprindo trajeto e horário, sem nenhuma intercorrência.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou por meio de nota que a Guarda Civil Metropolitana abriu uma apuração preliminar para averiguar os fatos.
O 💥️g1 procurou as organizações dos blocos para obter mais detalhes sobre o caso, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
💥️LEIA MAIS:
3 de 4 Bloco 'A Espetacular Charanga do França' levou centenas de foliões para desfile — Foto: Darlan Helder/g1
Bloco 'A Espetacular Charanga do França' levou centenas de foliões para desfile — Foto: Darlan Helder/g1
4 de 4 Foliões aproveitam a segunda-feira no bloquinho 'A Espetacular Charanga do França' — Foto: Darlan Helder/g1Foliões aproveitam a segunda-feira no bloquinho 'A Espetacular Charanga do França' — Foto: Darlan Helder/g1
Wonderful comments