Clientes relatam dificuldades para fazer autovistoria do gás; prazo vai até 22 de março

Clientes de vários bairros do Rio estão relatando uma grande dificuldade para fazer vistoria nas estruturas de gás de suas casas ou apartamentos. 💥️Mais de 500 mil pessoas ainda não fizeram o serviço.

O prazo vai até dia 22 de março, mas há poucas empresas credenciadas pelo Inmetro para fazer o serviço no Rio de Janeiro. Veja a lista de empresas aqui.

O aposentado Ricardo Simões vem passando por dificuldades para agendar a vistoria.

Morador de prédio mostra instalações de prédio na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 2 Morador de prédio mostra instalações de prédio na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Morador de prédio mostra instalações de prédio na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

" Eu fui no site do Inmetro e surpresa só tem dez empresas credenciadas para atender o Rio de Janeiro inteiro. E de todas elas eu só consegui uma que não me respondeu até hoje, as outras não tem site não tem nada ", afirmou Simões, morador do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio.

Aviso para clientes da Naturgy — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2 Aviso para clientes da Naturgy — Foto: Reprodução/TV Globo

Aviso para clientes da Naturgy — Foto: Reprodução/TV Globo

A Naturgy, concessionária de gás da região metropolitana do Rio, esclarece no site que 💥️só os clientes com fornecimento de gás iniciado antes de de março de 2018 devem fazer a primeira vistoria obrigatória até o próximo dia 22 de março.

Marcos Braz, morador do Cachambi, diz que, além da dificuldade, os preços cobrados são exorbitantes.

"Fui pessoalmente na rua Dias da Cruz, onde tem uma firma, e lá eu consegui marcar, mas só para abril de 2023. Um absurdo, além de pagar R$ 460", contou ele.

A vistoria obrigatória foi determinada por uma 💥️lei estadual que passou a valer em 2015. Se as instalações forem reprovadas, o fornecimento pode ser cortado.

A lei determina que a vistoria de segurança seja feita de cinco em cinco anos, em todas as unidades comerciais e residenciais do estado do Rio, e que a concessionária precisa informar aos clientes sobre o prazo, a necessidade da vistoria e oferecer a lista de empresas credenciadas para fazer o serviço.

"O principal objetivo da lei é a segurança das instalações prediais de gás, com que objetivo reduzir ou mesmo eliminar a possibilidade de acidentes dentro das residências", explicou o especialista em engenharia de distribuição de gás, Luiz Filipe Boueri.

A vistoria prevê a inspeção de quarenta itens. Por exemplo, se o fogão e o aquecedor estão instalados de acordo com as normas de segurança, se a tubulação a gás não apresenta vazamento, entre outros itens.

O especialista recomenda que o consumidor faça revisões de segurança ainda mais frequentes.

"O aquecedor de gás é um componente que tem que ser visto com uma certa frequência eu diria uma revisão anual.... Principalmente naqueles aquecedores que estão instalados dentro dos banheiros, e mais ainda os que estão instalados dentro do box", disse Boueri.

Os clientes entendem a necessidade da vistoria. E querem mais tempo para encontrar uma empresa e fazer o serviço.

“É preciso esticar o prazo né. Um prazo flexível que seja para a frente, empresas que existam telefone, que existam site para nós ligarmos para fazermos cotação de orçamento”, diz o empresário Camel Silva de Oliveira.

O que você está lendo é [Clientes relatam dificuldades para fazer autovistoria do gás; prazo vai até 22 de março].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...