Rio começa a aplicar vacina bivalente contra Covid em grupos prioritários

Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid por idade — Foto: Divulgação 1 de 2 Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid por idade — Foto: Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid por idade — Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começa nesta segunda-feira (27) a imunização com as vacinas bivalentes contra a Covid para os grupos prioritários.

Veja o calendário:

Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid para pessoas imunocomprometidas — Foto: Divulgação 2 de 2 Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid para pessoas imunocomprometidas — Foto: Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulga calendário de vacinação contra a Covid para pessoas imunocomprometidas — Foto: Divulgação

As doses da vacina bivalente contra a Covid foram distribuídas na semana passada para os municípios do estado. Elas são atualizadas e protegem contra as variantes da doença. Esta é a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde e conta com mais de 243 mil doses.

“A vacina já vai pegar as novas variantes como a 💥️ômicron. Por isso, é muito importante a partir de segunda-feira, dia 27, você que tenha 70 anos ou mais, inicie a sua nova vacinação contra a Covid. Nós vamos vacinar a todos no nosso país contra a Covid-19, a partir de segunda-feira”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Dr. Luizinho.

💥️Confira os grupos prioritários para o reforço da vacina bivalente:

As pessoas com baixa imunidade são chamadas de 💥️imunossuprimidas ou 💥️imunocomprometidas.

Não há relação direta entre pessoas com comorbidades (que tinham doenças prévias como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares) e imunossuprimidos, embora as duas condições possam ocorrer em um mesmo paciente.

O grupo dos imunossuprimidos considera, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetível a infecções. São eles:

“Os imunossuprimidos são todas aquelas pessoas que recebem ou receberam tratamento que mexe com o sistema imunológico, ou que têm alguma doença que deprime o sistema imunológico", explica João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O que você está lendo é [Rio começa a aplicar vacina bivalente contra Covid em grupos prioritários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...