Niterói e São Gonçalo começam aplicação da vacina bivalente contra a Covid; confira os calendários

Niterói e São Gonçalo divulgam calendário da vacinação com vacinas bivalentes da Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 2 Niterói e São Gonçalo divulgam calendário da vacinação com vacinas bivalentes da Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo

Niterói e São Gonçalo divulgam calendário da vacinação com vacinas bivalentes da Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo

As cidades de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciam nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid. O imunizante protege contra as variantes da doença, como a ômicron.

Em Niterói, a prefeitura treinou profissionais de saúde para realizar o serviço. A aplicação será realizada nas policlínicas da cidade e está destinada a pessoas com 85 anos ou mais, além dos imunossuprimidos, com base no calendário por idade.

Nesta primeira fase, a vacinação também será destinada às pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir de 12 anos de idade.

💥️Calendário de vacinação em Niterói

💥️Idosos:

💥️Imunossuprimidos:

💥️(Confira a lista dos locais de vacinação em Niterói abaixo)

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói segue monitorando o cenário da Covid na cidade e o uso obrigatório de máscaras nas unidades de saúde, principalmente pelos grupos de risco. De acordo com o órgão, em caso de sintomas de gripe é preciso procurar alguma unidade para fazer o teste para a doença.

A cidade da Região Metropolitana segue com a aplicação da segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, com intervalo de 4 meses para a segunda dose.

O município ainda mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças de idade entre 5 e 11 anos, adolescentes entre 12 e 17 anos e pessoas a partir de 18 anos. Também estão sendo imunizadas as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos com algum tipo de comorbidade, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal.

São Gonçalo divulga calendário de vacinação para aplicação de doses bivalentes contra a Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 São Gonçalo divulga calendário de vacinação para aplicação de doses bivalentes contra a Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo

São Gonçalo divulga calendário de vacinação para aplicação de doses bivalentes contra a Covid — Foto: Reprodução/ TV Globo

Na cidade de São Gonçalo, a vacina bivalente contra a Covid começa a ser aplicada nesta segunda-feira (27) para os grupos prioritários. A primeira dose dos imunizantes para 5 a 11 anos também será retomada. Os locais de vacinação são diferentes para cada faixa etária.

Os horários, no entanto, são sempre os mesmos: de 8h às 17h durante a semana. Aos sábados, a vacinação acontece de 8h às 12h nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal.

Estão aptos para esta primeira fase da vacinação da bivalente, os idosos com mais de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (Ilpis) e seus trabalhadores, além das pessoas imunocomprometidas – todos com mais de 12 anos.

Para a aplicação da vacina bivalente, as pessoas dos grupos prioritários aptos têm que ter o esquema primário de vacinação contra a Covid com, pelo menos, duas doses aplicadas das vacinas anteriores, além de ter mais de 4 meses de intervalo da última dose.

Todas as doses das vacinas monovalentes estão disponíveis para o restante dos gonçalenses com mais de seis meses de vida.

É necessário levar um documento de identificação e a comprovação das vacinas anteriores para receber a nova dose.

Os trabalhadores de Ilpis que preferirem se vacinar nos postos de saúde também devem apresentar registro no conselho ou vínculo empregatício da atuação, podendo ser uma declaração da própria instituição.

Os imunossuprimidos também devem apresentar laudo comprobatório ou receita de uso contínuo com, no máximo, seis meses.

Os responsáveis por pessoas acamadas devem enviar e-mail para: vacina.acamados.sg@gmail.com para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acamado, idade e telefone para contato.

💥️(Confira a lista dos locais de vacinação em São Gonçalo abaixo)

💥️Imunização com dose bivalente:

💥️Vacina para bebês:

O esquema primário de vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos será composto por três doses: duas iniciais com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, 8 semanas. As doses para esse público-alvo são aplicadas em quatro unidades de diferentes regiões da cidade, por conta do número reduzido de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde.

💥️Locais de vacinação para os outros públicos-alvo:

💥️Locais de vacinação infantil - de 6 meses a 4 anos a 11 anos:

💥️Locais de vacinação infantil - de 5 a 11 anos - apenas segunda dose de Coronavac:

💥️Locais de vacinação para a população com mais de 12 anos:

O que você está lendo é [Niterói e São Gonçalo começam aplicação da vacina bivalente contra a Covid; confira os calendários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...