Ativista Greta Thunberg é detida na Noruega
A ativista Greta Thunberg é retirada por policiais de protesto em Oslo, na Noruega, em 1º de março de 2023. — Foto: Alf Simensen/NTB/via Reuters
A ativista sueca Greta Thunberg foi detida na manhã desta quarta-feira (1º) em Oslo, na Noruega. Ela participava de um💥️ protesto com ativistas indígenas locais 💥️contra a instalação de turbinas eólicas em áreas pertencentes ao povo originário Sami.
Thunberg e outros ativistas foram💥️ detidos por bloquear uma das portas do Ministério das Finanças norueguês. A polícia informou que a jovem já foi liberada.
💥️As turbinas, no entanto, permanecem em operação mais de 16 meses depois da decisão judicial. Por isso, nos últimos dias, 💥️manifestantes decidiram bloquear o acesso a vários prédios do governo em Oslo em protesto.
💥️Os Sami habitam a região há milhares de anos. Segundo a Unesco, há hoje💥️ cerca de 80 mil deles, que vivem principalmente no norte da Noruega, da Finlândia, da Rússia e da Suécia, mas o grupo vem sendo ameaçado pela expansão de ferrovias, a exploração de madeira e a construção de barragens na região.
Em 17 de janeiro, a jovem foi detida durante manifestação contra a demolição de uma vila na Alemanha para a reativação de uma mina de carvão. O governo alemão pretende reativar a mineração na região para compensar a crise de energia causada pela guerra na Ucrânia.
O que você está lendo é [Ativista Greta Thunberg é detida na Noruega].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments