Polícia Federal deflagra Operação Conexão Guarani, contra o tráfico internacional de armas

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (2) a 💥️Operação Conexão Guarani, contra o tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito, além de lavagem de capital e evasão de divisas.

Agentes saíram para cumprir 💥️seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro (BA), Feira de Santana (BA) e Foz do Iguaçu (PR). A 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o bloqueio de 💥️R$ 10 milhões em bens dos investigados.

Equipe da PF chega a alvo de busca em Feira de Santana — Foto: Reprodução 1 de 2 Equipe da PF chega a alvo de busca em Feira de Santana — Foto: Reprodução

Equipe da PF chega a alvo de busca em Feira de Santana — Foto: Reprodução

A investigação da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico Internacional de Armas (Delepat/PF) teve início após a imprensa paraguaia divulgar a apreensão de uma carga com cerca de 💥️180 fuzis desmontados no Aeroporto Internacional Guaraní, na Região Metropolitana de Ciudad del Este, no Paraguai, em 18 de março de 2023.

Conforme apurado, a carga clandestina veio em um avião que partiu de Miami, nos Estados Unidos; faria uma parada no aeroporto paraguaio e por fim chegaria ao Rio de Janeiro, onde os fuzis seriam vendidos ilegalmente para o Comando Vermelho.

Para ludibriar a fiscalização e policiamento, o bando investigado registrou o conteúdo da carga como distinto do que era transportado e a atribuiu a um “laranja” que nem sequer sabia do esquema.

Também participaram das investigações a Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (Ficta), composta por integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e supervisionada pelo Serviço de Repressão ao Tráfico de Armas da Polícia Federal; a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) da Embaixada dos Estados Unidos e a Adidância da Polícia Federal no Paraguai.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de capital e evasão de divisas.

Apreensão de fuzis com destino a traficantes do RJ em aeroporto no Paraguai — Foto: Reprodução 2 de 2 Apreensão de fuzis com destino a traficantes do RJ em aeroporto no Paraguai — Foto: Reprodução

Apreensão de fuzis com destino a traficantes do RJ em aeroporto no Paraguai — Foto: Reprodução

O que você está lendo é [Polícia Federal deflagra Operação Conexão Guarani, contra o tráfico internacional de armas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...