Ibovespa fecha em queda, pressionado por perdas nas ações da Petrobras
Ibovespa — Foto: Pexels
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em queda nesta quinta-feira (2), pressionado pela piora dos papéis da Petrobras e com investidores repercutindo a desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.
O Ibovespa recuou 1,01%, aos 103.326 pontos. Veja mais cotações.
As ações preferenciais da Petrobras encerraram a sessão em queda de 2,6%, um dia após a divulgação do lucro recorde da petroleira em 2022, de 💥️R$ 188,3 bilhões. Apesar do resultado positivo, analistas indicam que as incertezas sobre a estratégia da companhia pesam nos papéis da estatal.
Investidores também acompanharam com atenção a primeira coletiva de imprensa do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele disse nesta quinta que a empresa pode seguir outros referenciais fora da Paridade de Preços de Importação (PPI) para definir seus preços.
Segundo Prates, a PPI é uma "abstração", e a Petrobras vai "praticar preços competitivos como ela achar melhor". A Paridade de Preços de Importação (PPI) consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil.
No dia anterior, o Ibovespa teve queda de 0,52%, aos 104.384 pontos. 💥️Com o resultado de hoje, o índice passou a acumular perdas de 5,84% no ano.
Na agenda doméstica, as atenções estão voltadas para o fraco desempenho do PIB no últimos três meses do ano passado. O indicador interrompeu uma sequência de cinco trimestres de alta e recuou 0,2% entre outubro e dezembro de 2022. No ano, no entanto, cresceu 2,9%.
O resultado positivo foi puxado, sobretudo, pelo crescimento do setor de serviços, que avançou 4,2% no ano. No entanto, os fatores que beneficiaram a economia brasileira no ano passado "não se fazem mais presentes", pontua Claudia Moreno, economista do C6 Bank.
Com esse cenário, as perspectivas do banco para o PIB em 2023 é de um crescimento de apenas 1%, em mais um período de desaceleração econômica.
💥️LEIA MAIS
Além disso, o mercado ainda monitora a variação das commodities no exterior e o noticiário corporativo. O destaque fica com a Petrobras, que reportou um lucro líquido de R$ 188,3 bilhões em 2022 - o maior da história da empresa. Apesar do resultado positivo, analistas indicam que as incertezas sobre a estratégia da companhia para os próximos anos ainda pesam nos papéis da companhia.
O mercado também repercute notícias envolvendo o grupo português de energia EDP, que anunciou o fechamento de capital no Brasil. Na prática, isso significa que a empresa sairá da bolsa de valores brasileira e, para tal, abriu uma oferta pública para recomprar todas as suas ações disponíveis no mercado.
WebstoriesO que você está lendo é [Ibovespa fecha em queda, pressionado por perdas nas ações da Petrobras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments