Encontro de cães para estimular adoção reúne mais de 300 vira-latas em Niterói e viraliza; VÍDEO
Tutores de cães vira-lata, também conhecidos como sem raça definida (SRD), se reuniram para um encontro no último domingo (5), no Plaza Shopping Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo de estimular a adoção de animais. Ao todo, o encontro contou com mais de 300 cachorros. As imagens dos animais descendo uma escada rolante e circulando pelo local viralizaram nas redes sociais.
A mobilização aconteceu por meio da página SRD Niterói, que foi criada no fim de janeiro especialmente para promover o encontro, com foco no estímulo da adoção e contar histórias de pessoas que melhoraram suas vidas ao criar um bichinho.
“O evento sempre foi para gerar algo a mais, uma visibilidade maior para o SRD. Hoje a gente sabe que ainda tem muitas pessoas que, quando veem um cachorro de rua o enxotam, quando vai adotar dá preferência para o mais bonitinho. Se tiver de raça vai preferir estes”, disse Lizandra Machado, organizadora do encontro.
1 de 2 Encontro de vira-latas reuniu mais de 300 animais no Plaza Shopping Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Divulgação/ SRD Niterói
Encontro de vira-latas reuniu mais de 300 animais no Plaza Shopping Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Divulgação/ SRD Niterói
As imagens dos cães no shopping viralizaram e algumas pessoas chegaram a dizer que era um encontro de vira-latas caramelo. A organizadora faz questão de esclarecer que a intenção é chamar a atenção para todos os cães sem raça, independente da aparência ou cor.
“Eu faço muita questão de bater na tecla de que o evento não é só para cães caramelo, mas todos os SRD”, disse Lizandra.
A sigla SRD é tradicionalmente usada para definir os animais que são uma mistura de duas ou mais raças, muitas vezes criando animais únicos.
O evento contou com a presença de ONGs de protetores de animais e feira de adoção promovida pela campanha Amigo Animal. O pedido foi que cada participante levasse 1 kg ração para doação.
“Tudo é para promover que os SRD são amados, são vistos e podem interagir como qualquer raça”, afirmou Lizandra.
2 de 2 Lizandra e Pretinha em encontro que reuniu mais de 300 vira-latas em Niterói — Foto: Lizandra Machado/ Arquivo pessoal
Lizandra e Pretinha em encontro que reuniu mais de 300 vira-latas em Niterói — Foto: Lizandra Machado/ Arquivo pessoal
A ideia de Lizandra em relação aos vira-latas se transformou quando Pretinha, acompanhante dela no encontro, surgiu há três anos. Em abril de 2023, ela adotou a cachorrinha, que a ajudou a atravessar a pandemia da Covid.
“Uma pessoa resgatou e a levou para o veterinário. E eu a vi e me apaixonei”, conta Lizandra.
Pretinha foi para o veterinário depois de ser atropelada. Ela também estava desnutrida, com sarna, carrapato e o fêmur quebrado.
“Ela se transformou depois dos cuidados é isso me fez querer ver essa transformação em outros animais”, explicou.
Lizandra pretende promover outros eventos para estimular a sociabilização dos cães e chamar a atenção para a adoção de animais.
No encontro de vira-latas, Pretinha compareceu usando um vestido cor-de-rosa.
A tutora conta que ela ama usar roupas, ao contrário de muitos animais que não suportam qualquer acessório. Reflexo de uma nova vida, pois parece que Pretinha sabe que, depois de adotada, tem um lar que a permite este tipo de luxo.
“Ela ama roupa. Para tirar é uma luta”, finalizou.
O que você está lendo é [Encontro de cães para estimular adoção reúne mais de 300 vira-latas em Niterói e viraliza; VÍDEO].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments