S&P corta rating de longo prazo da Argentina por plano de extensão de dívida

Argentina Bandeira

Agência de classificação de risco rebaixa Argentina em mais três degraus, para o nível mais especulativo (Imagem: Reuters/Marcos Brindicci)

A agência de classificação de risco Standard & Poors cortou na quinta-feira a classificação de crédito de longo prazo da 💥️Argentina em mais três degraus, para o nível mais especulativo, dizendo que o plano do governo de estender “unilateralmente” os vencimentos de 💥️dívida provocou uma breve moratória.

A agência disse que consideraria os ratings de emissão de moeda estrangeira e local de longo prazo da Argentina como “CCC-” & “vulnerável a não pagamento”& a partir desta sexta-feira, após o anúncio do governo na quarta-feira de que deseja “alterar o perfil” de cerca de 100 bilhões de dólares em dívidas.

O plano, que requer aprovação do Congresso, alimentou o medo de uma crise financeira mais ampla na terceira maior economia da 💥️América Latina, dois meses antes de o presidente argentino, 💥️Mauricio Macri, ser testado em uma eleição geral contra um rival de esquerda.

Os títulos da Argentina caíram na quinta-feira e o risco-país subiu para níveis não vistos em anos.

A última rodada de volatilidade sobre o país & afetado pela recessão e pela inflação& começou quando Macri sofreu uma derrota severa nas eleições primárias de 11 de agosto, de onde de saiu vitorioso 💥️Alberto Fernández, de inclinação populista.

“Vemos como mais provável cenário de extensão de vencimentos, que não será compensada pelo emissor”, afirmou a S&P. “Alternativamente, existem riscos associados ao fracasso no avanço e perspectivas de persistente estresse nos mercados após as eleições nacionais.”

A agência acrescentou que o rating de crédito soberano da Argentina cairá para “SD”, ou default seletivo. A nota de curto prazo foi reduzida para “D”, antes que as “elevações” para “CCC” e “C”, respectivamente, entrassem em vigor nesta sexta-feira.

Efetivamente, os investidores com dívida argentina de longo prazo acordaram com dívida com classificação “CCC-” que, na quinta-feira, foi classificada como “B-“. Alguns deles podem ser forçados a vender devido ao rebaixamento.

O que você está lendo é [S&P corta rating de longo prazo da Argentina por plano de extensão de dívida].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...