Ibovespa em queda: Azul e Gol despencam; alta do dólar repercute

Azul

Às 13:32, as ações da Azul recuam 6,18% (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

O tom negativo prevalecia na bolsa paulista nesta terça-feira, com ações de bancos entre as maiores pressões de baixa do Ibovespa, em sessão também contaminada pela forte valorização do dólar em relação ao real e com viés misto na cena externa.

Às 13:32, o 💥️Ibovespa caía 1,58%, a 106.714,42 pontos. O volume financeiro somava 4,05 bilhões de reais.

No mercado de câmbio, o dólar bateu nova máxima nominal recorde acima de 4,27 reais, com os investidores repercutindo declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre elas de que o 💥️câmbio de equilíbrio “tende a ir para um lugar mais alto”.

“O mercado já vem operando com real mais desvalorizado e a fala de (Guedes de) ontem é mais uma razão para isso acontecer”, destacou a corretora Tullet Prebon, em nota a clientes.

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Guedes afirmou que o câmbio tende ir a um patamar elevado (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

Para o gestor Ricardo Campos, sócio-fundador da Reach Capital, a ausência de potenciais notícias benignas pela frente corrobora também ajustes na bolsa paulista, com o desempenho do Ibovespa no acumulado do ano mostrando alta de mais de 20%.

“Na dúvida, melhor garantir do que correr o risco de estar exposto e sair algo negativo”, disse.

Além disso, ele cita que o cenário social mais tenso em diversos países na América Latina, em meio a um quadro ainda positivo de bolsas nos Estados Unidos, mantém afastado um potencial fluxo de capital externo para o pregão brasileiro.

Em 💥️Wall Street, após renovar máxima histórica na véspera, o S&P 500 oscilava ao redor da estabilidade nos primeiros negócios, com investidores ainda atentos ao noticiário sobre comércio China-EUA.

Destaques

& 💥️Itau Unibanco (💥️ITUB4) caía 1,73% e 💥️Bradesco (💥️BBDC4) recuava 1,72%, com nova sessão negativa para o setor financeiro, também afetado pelos receios sobre eventual 💥️tributação sobre dividendos. 💥️BTG Pactual (💥️BPAC11), melhor performance entre bancos do Ibovespa, cedia 4,47%.

& 💥️Azul Linhas Aéreas (💥️AZUL4)  e 💥️Gol (GOLL4) recuavam 6,18% e 4,5%, respectivamente, maiores quedas do Ibovespa, refletindo o efeito da💥️ valorização do dólar ante o real, que impacta os custos de companhias aéreas.

& 💥️Petrobras (💥️PETR4) perdia 1,55%, apesar dos ganhos dos preços do petróleo no exterior, conforme agentes financeiros continuam atentos 💥️à mobilização de funcionários da petrolífera de controle estatal.. A Petrobras também encerrou negociações para vender unidades de fertilizantes.

& 💥️JBS (💥️JBSS3) valorizava-se 2,19%, favorecida pela 💥️valorização do dólar, além de perspectivas favoráveis relacionadas ao mercado chinês. 💥️BRF (💥️BRFS3) subia 1,36%, com analistas do Bradesco BBI reiterando ‘outperform’, embora tenha cortado preço-alvo.

& 💥️Vale (💥️VALE3) tinha variação negativa de 0,07%, em sessão de 💥️queda do preço do minério de ferro na China, enquanto 💥️CSN (💥️CSNA3)  avançava 2,35% apesar de notícias de abalo sísmico na região de Congonhas (MG) na noite da véspera que assustou moradores próximos de barragem de rejeitos de minério de ferro da empresa.

💥️Gerdau (💥️GGBR4) tinha elevação de 2,74%. 💥️Usiminas (💥️USIM5) tinha acréscimo de 0,36%.

& 💥️Klabin (💥️KLBN11) e 💥️Suzano (💥️SUZB3) avançavam 0,34% e 1,13%, respectivamente, também reagindo ao 💥️movimento da taxa de câmbio, em razão do efeito positivo na receita das fabricantes de papel e celulose.

O que você está lendo é [Ibovespa em queda: Azul e Gol despencam; alta do dólar repercute].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...