Credit Suisse vê continuidade em cenário de reformas no Brasil nos próximos 2 anos

Brasil Rio de Janeiro América Latina

A equipe do banco prevê alta de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, que deve acelerar para 2,5% em 2023 e 2,7% em 2023 (Imagem: Robert Nyman/Unsplash)

Economistas do 💥️Credit Suisse estimam que o cenário de 💥️reformas no 💥️Brasil deve continuar nos próximos dois anos, quando esperam aprovações de algumas propostas, que combinadas com uma agenda mais ‘amigável’ ao mercado, devem proporcionar um ambiente de 💥️inflação e juros baixos, com crescimento mais forte da 💥️economia.

“Nosso cenário base assume que esse ambiente mais reformista provavelmente continuará nos próximos dois anos, com o governo avançando nas agendas fiscal e de produtividade”, afirmaram Leonardo Fonseca e Lucas Vilela, em documento para apresentação das estimativas.

A equipe do banco prevê alta de 1,2% no 💥️Produto Interno Bruto (💥️PIB) de 2023, que deve acelerar para 2,5% em 2023 e 2,7% em 2023, em movimento puxado principalmente pela demanda doméstica, particularmente consumo das famílias e investimentos.

No que diz respeito ao comportamento da inflação, veem o 💥️Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (💥️IPCA) em 3,7% neste ano e 3,9% em 2023, abaixo do centro da meta do Banco Central de 4,0%.

Consumidor

IPCA deve ficar em 3,7% neste ano e 3,9% em 2023, abaixo do centro da meta do Banco Central de 4,0% (Imagem: Reuters/Leonardo Benassatto)

“Alta capacidade ociosa e expectativas de inflação ancoradas provavelmente permitirão que a inflação permaneça baixa nos próximos trimestres, mesmo em um cenário de taxa de câmbio mais depreciada”, ponderaram.

Fonseca e Vilela avaliam que balanço favorável de riscos para a inflação e a manutenção de 💥️políticas monetárias expansionistas em 💥️mercados desenvolvidos devem permitir que o Banco Central reduza a 💥️Selic para 4,5% ao ano neste mês, taxa que deve permanecer ao longo de 2023, mas voltar a 6% em 2023.

Quanto à taxa de 💥️câmbio, eles estimam cotação que deve ficar relativamente estável em 4,20 reais por 💥️dólar em 2023.

“Por um lado, os modelos de taxa de câmbio real indicaram que a taxa nominal está aproximadamente 10% depreciada. Por outro lado, o menor diferencial da taxa de juros para os mercados desenvolvidos deve continuar pressionando a taxa de câmbio no curto e no médio prazo”, escreveram.

Dolar

Quanto à taxa de câmbio, Credit Suisse estimam cotação que deve ficar relativamente estável em 4,20 reais por dólar em 2023 (Imagem: Reuters/Guadalupe Pardo)

Os economistas também não descartam uma possível elevação na nota de crédito do país por agências de classificação de risco no próximo ano, destacando que, atualmente, o Brasil está classificado três níveis abaixo do grau de investimento pela S&P e 💥️Fitch e dois abaixo pela 💥️Moody´s.

“A aprovação da reforma da Previdência e esperada aprovação de outras medidas fiscais devem melhorar as perspectivas de contas públicas no médio prazo e, consequentemente, melhorar os 💥️ratings do Brasil atribuído pela S&P e Fitch de ‘BB-‘ para ‘BB'”, avaliam.

Para Fonseca e Vilela, a desaceleração econômica global é o principal fator de risco para a dinâmica da economia brasileira nos próximos anos e pode afetar o país principalmente pela redução das exportações e condições financeiras, por meio da aversão a risco nos mercados financeiros internacionais.

Do cenário doméstico, o principal risco vislumbrado pelos economistas ainda é a disposição do Congresso de progredir nas agendas fiscais e de produtividade.

“Do lado positivo, os líderes do Congresso são capazes de aprovar uma agenda mais ampla de medidas favoráveis ao mercado. Do lado negativo, a demanda por flexibilização das regras fiscais (por exemplo, limite de gastos) ou para agendas legislativas alternativas (por exemplo, combate à corrupção) pode desencadear uma mudança no foco do Congresso na agenda econômica.”

O que você está lendo é [Credit Suisse vê continuidade em cenário de reformas no Brasil nos próximos 2 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...