Tarifa e universalização do saneamento são foco de debates em Plenário

“Ou vai subir a tarifa, já que não tem subsídio cruzado, ou vai ter desinvestimento, ou seja: um colapso”, disse Florence.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que o novo marco vai levar à venda das empresas públicas. “Vamos continuar com a falta de cobertura da população e com aumento do preço”, disse.

Segundo ela, o mercado só vai ter interesses no lucro, não em investimentos.

💥️Universalização

O relator da proposta, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), rebateu as críticas. Para ele, as empresas estatais não garantem a expansão dos serviços, que é o principal foco do novo marco regulatório.

“Não há mais tempo para o País discutir o marco do saneamento básico. Todos os números do saneamento do Brasil, hoje, são surpreendentes”, afirmou. Para ele, os investimentos públicos levariam 100 anos para ampliar o serviço.

O líder do Cidadania, deputado Daniel Coelho (PE), disse que parte dos críticos ao projeto faz “discurso demagogo”.

“Falam que a aprovação do marco irá criar áreas de exclusão de saneamento básico no Brasil, mas até parece que essas áreas de exclusão não existem: nós temos hoje metade de um país que está vivendo dentro do esgoto em decorrência do sistema atual”, afirmou.

Daniel Coelho disse ainda que alguns governadores contrários ao tema “não fizeram um metro de saneamento básico” durante a gestão.

O que você está lendo é [Tarifa e universalização do saneamento são foco de debates em Plenário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...