Petrobras e fundo Equitas Selection são os favoritos dos grandes investidores em fevereiro

A escolha pela Petrobras foi feita antes do embate entre a Opep e a Rússia, em março, que fez o preço do petróleo desabar e trouxe muita turbulência nos mercados globais (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O mês de fevereiro foi desafiador para os investidores. As incertezas quanto ao impacto do 💥️coronavírus (Covid-19) na economia global chacoalharam os mercados.

Aqui no Brasil, a turbulência se intensificou a partir da confirmação do primeiro caso do novo vírus no dia 26 de fevereiro, após o carnaval, bem na quarta-feira de cinzas, quando a Bolsa terminou o dia com uma queda de 7%. No mês passado, o 💥️Ibovespa caiu 8,43% aos 102.983 pontos; o dólar acumulou valorização de 4,56%, fechando a R$
4,48 e o Ifix recuou 3,69%.

Nesse cenário, o 💥️Big Data SmartBrain mostra quais foram as ações favoritas dos grandes investidores atendidos por assessores de investimentos independentes.

(Fonte: Big Data SmartBrain)

Ranking das ações mais investidas em fevereiro

As ações preferenciais da 💥️Petrobras (💥️PETR4) continuaram no primeiro lugar do ranking de favoritas em fevereiro. Uma das novidades foi que as ações ordinárias da petrolífera (💥️PETR3) apareceram em terceiro lugar na lista das mais investidas.

Estas escolhas foram feitas antes do embate entre a 💥️Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e a Rússia, em março, que fez o preço do petróleo desabar e trouxe muita turbulência nos mercados globais. Antes desse episódio, os analistas consideravam o êxito de Roberto Castello Branco, CEO da Petrobras, na redução dos custos operacionais e do endividamento e no plano de focar na produção de óleo e gás, diminuindo a sua participação nas refinarias.

Por sua vez, as ações da 💥️Vale (💥️VALE3) subiram da terceira para a segunda posição. Na visão dos agentes de mercado, o papel também estava barato em relação às companhias mineradoras da Austrália.

Os grandes investidores também buscaram diversificar as carteiras. Dois ETFs prosseguiram no ranking – o BOVA11, que segue o Ibovespa, e passou da sétima posição em janeiro para a quarta no mês passado, e o SMAL11, que acompanha o desempenho do Índice Small Cap, de empresas de menor capitalização, e desceu do quarto para o sexto lugar na lista de preferência.

As ações do 💥️IRB Brasil Resseguros (💥️IRBR3) surgiram no quinto lugar entre as mais investidas. Diante de diversas polêmicas envolvendo a companhia, as cotações caíram, e geraram oportunidades para compras. No início de fevereiro, a Squadra Investimentos apontou supostos erros na divulgação dos lucros recorrentes do IRB e a gestora disse que estava com uma posição short (vendida), acreditando na desvalorização dos papéis. Depois, a Berkshire Hathaway, empresa americana de Warren Buffett, desmentiu uma notícia que circulou sobre sua participação na empresa de resseguros, ressaltando que “não é acionista do IRB, nunca foi e que nem pretende ser”. No início de março, em meio à crise, o presidente e o diretor financeiro do IRB renunciaram aos seus cargos.

Em fevereiro, houve procura por ações das grandes varejistas. A 💥️Magalu (💥️MGLU3) retornou ao ranking e a Via varejo desceu do segundo para o décimo lugar.

As ações do 💥️Itaú (💥️ITUB4) ressurgiram entre as preferidas dos grandes investidores na nona posição. Apesar de um cenário de maior competição por conta das fintechs, o banco tem investido no mix de produtos e serviços, o que contribui para o aumento das suas receitas e, ao mesmo tempo, sua carteira de crédito está aumentando.

Deixaram o ranking em fevereiro a 💥️Sinqia (💥️SQIA3), a 💥️EDP (💥️ENBR3), a 💥️Itaúsa (💥️ITSA4) e o 💥️Bradesco (💥️BBDC4). Todas as Top 10 ações favoritas tiveram desempenhos negativos em fevereiro. A maior baixa foi do IRB Brasil Resseguros.

Ranking dos fundos de ações mais investidos em fevereiro

(Fonte: Big Data SmartBrain/obs.: estudo considera fundos abertos)

Oito 💥️fundos de ações que figuraram entre os Top 10 de janeiro continuaram no ranking em fevereiro. O Equitas Selection FC FIA manteve-se na primeira posição. As novidades no mês foram o Alaska Black Institucional e o Mauá Capital Ações FI Cotas FIA.

No mês passado, deixaram o ranking dos Top 10 o BTG Pactual Absoluto LS FIC I Ações e Brasil Capital 30 FC FIA.

Com um Simulador de carteiras você consegue acompanhar a performance das suas ações e dos fundos de ações. 💥️Clique aqui e veja como!

Por SmartBrain

O que você está lendo é [Petrobras e fundo Equitas Selection são os favoritos dos grandes investidores em fevereiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...