Corretoras Bittrex e Binance apoiaram bifurcação polêmica da rede Steem

Bifurcações são quando a comunidade de uma rede não concorda com os mesmos princípios; logo, o embate entre HIVE e Steem parece estar longe de acabar (Imagem: Crypto Times)

As corretoras de criptoativos 💥️Bittrex e 💥️Binance concordaram (relutantemente) em apoiar a bifurcação drástica (do inglês “hard fork”) 0.23 da 💥️Steem, que confiscou 💥️os ativos de 64 antigas “testemunhas” (validadores da rede), totalizando 23,6 milhões de 💥️tokens STEEM.

Provavelmente, esses validadores foram responsáveis pela criação do blockchain 💥️HIVE, 💥️em março, e bloqueou os apoiadores da Steem de receberem tokens HIVE recém-criados.

Em uma reviravolta irônica, a atualização da Steem na semana passada enviou os fundos confiscados para uma conta específica (💥️@community321) cujas chaves privadas estavam sob controle de um membro da comunidade que era 💥️contra a bifurcação.

Essa conta enviou quase todos os 💥️23,6 milhões de STEEM para a Bittrex com a seguinte mensagem: “esses fundos são roubados… favor retorná-los aos detentores originais antes da bifurcação”.

O validador “justiceiro”, que era contra a bifurcação, enviou todos os ativos que seriam confiscados à corretora Bittrex (Imagem: Steemd)

Em uma 💥️publicação, 💥️Richie Lai, fundador da Bittrex, respondeu que, embora ele não concorde com o resultado, a corretora deve aderir às regras de consenso. Os fundos continuam com a Bittrex, mas a corretora planeja devolvê-los à conta @community321.

A corretora pode estar retendo os fundos até os validadores da Steem reobterem controle da conta. Na última sexta-feira (22), validadores lançaram a 💥️bifurcação drástica 0.23.1 para limitar as funções de transferência dessa conta e remover seu controle da comunidade.

Toda essa situação é uma bagunça. Ajuda a pôr em perspectiva que blockchains que usam o algoritmo proof-of-stake delegado (dPoS) são bem-suscetíveis a ocupações hostis.

Até mesmo CZ, CEO da Binance, afirmou que zerar contas em uma rede significa que “💥️é extremamente centralizada” (a ironia é que o 💥️Binance Chain opera por meio de um mecanismo de consenso parecido no momento).

Grupos de validadores entrando em conflito pode ser o destino de muitos blockchains dPoS no futuro.

Nesse momento, a briga interna na rede parece estar acontecendo fora do blockchain. Alguns dos antigos validadores da Steem afetados pela bifurcação mais recente estão se preparando para 💥️mover uma ação coletiva contra as corretoras que apoiaram a decisão.

💥️Andreas Antonopoulos mencionou esse resultado em um 💥️tuíte recente, afirmando que a bifurcação poderia resultar em uma ação coletiva com acusados das corretoras participantes.

If this is accurate then in my opinion it will result in a class action lawsuit and the exchanges that participate in this will also be named defendants. #steemHF23 https://t.co/KBKOqsl2lu

— Andreas ☮ 🌈 ⚛ ⚖ 🌐 📡 📖 📹 🔑 🛩 (@aantonop) May 20, 2023

Por outro lado, o site 💥️Decrypt noticiou que 💥️Justin Sun, criador da 💥️Tron, está tomando 💥️medidas legais sobre os tokens HIVE que ele afirma 💥️terem sido “roubados” dele.

O que você está lendo é [Corretoras Bittrex e Binance apoiaram bifurcação polêmica da rede Steem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...