Preços da celulose terão que subir para equilíbrio, diz Suzano

Suzano

“Os preços terão que subir para equilibrar oferta e demanda”, disse o executivo em entrevista (Imagem: Instagram/Suzano)

É apenas questão de tempo até que os preços da 💥️celulose se recuperem, de acordo com a 💥️Suzano (SUZB3), maior produtora do mundo.

Grandes estoques mundiais mantiveram os preços 40% abaixo do pico de 2018, apesar do aumento da demanda por papel higiênico e embalagens de alimentos impulsionada pela pandemia. Embora a Suzano ainda obtenha lucro, alguns concorrentes estão perdendo dinheiro, disse o presidente da empresa, Walter Schalka.

“Os preços terão que subir para equilibrar oferta e demanda”, disse o executivo em entrevista.

Sua visão tem como base os baixos preços que limitam a oferta quando a demanda segue firme, embora em níveis menores em relação às compras motivadas por pânico quando as quarentenas foram impostas.

Em contraponto ao cenário positivo para os segmentos de papel higiênico e embalagens, está a perspectiva de desaceleração contínua do segmento de papel de impressão e de escrever, já que a tendência de home office se torna mais permanente para muitas empresas.

O desempenho das ações da Suzano na pandemia acompanha a mudança de tendência da celulose. Na onda vendedora do primeiro trimestre, as ações da empresa estiveram entre as mais resilientes da bolsa brasileira, graças à crescente demanda por papel higiênico e embalagens.

A alta do dólar em relação ao real também elevou as receitas de exportação. Na recuperação do segundo trimestre, a Suzano registrou um dos piores desempenhos devido ao baixo preço da celulose, um fator limitante aos esforços de desalavancagem da empresa.

Schalka disse que a empresa está bem posicionada, mesmo com o preço atual da celulose de US$ 460 a tonelada na China, já que seu custo caixa é equivalente a cerca de US$ 120 a tonelada.

Marcio Farid, analista do 💥️JPMorgan Chase, disse em relatório nesta semana que os preços ainda estão em queda na Ásia, enquanto há sinais de negociações de preços “bastante difíceis” na 💥️China. A “abundância de celulose com preço baixo” de vendedores temporários também pressiona o mercado.

Schalka disse que os EUA são o único mercado com demanda acima dos níveis anteriores à pandemia.

O que você está lendo é [Preços da celulose terão que subir para equilíbrio, diz Suzano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...