Oposição quer adiar análise de vetos pela Câmara

A líder do 💥️PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), reivindica o adiamento da votação, pela 💥️Câmara, 💥️dos vetos marcados para esta quinta-feira (20). O adiamento ou não da sessão será decidido no voto.

A proposta tem apoio do Psol e do PT, com a intenção de desmobilizar os esforços pela manutenção do veto ao reajuste dos servidores. “O Senado foi tomado por um momento de lucidez ontem, e o governo foi pego de surpresa”, disse a líder do PCdoB.

Ela defende o aumento a trabalhadores envolvidos na pandemia: médicos, enfermeiros, coveiros. “Pessoas que estão dando a vida na pandemia terão negado direito a reajuste, hora-extra?”, questionou.

Os deputados da oposição  argumentam que não houve cumprimento de ponto do regimento comum que obriga a convocação e publicação da pauta com antecedência mínima de 24 horas. Eles questionam ainda a ordem da votação.

O deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA) declarou que os deputados precisam decidir hoje sobre a possibilidade – ou não – de reajuste de servidores públicos, objeto do veto 20. “A Câmara não pode negar ao Brasil uma resposta imediata sobre um ponto que pode trazer despesa extra de R$ 132 bilhões”, disse.

Ontem os senadores rejeitaram esse veto por 42 votos a 30. Como obteve mais do que o mínimo necessário no Senado (41 votos), o veto poderá ser derrubado pelo Congresso se obtiver apoio de, pelo menos, 257 deputados.

A suspensão de reajustes até 2023 foi exigida pelo Poder Executivo em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões aos entes federativos em razão da Covid-19.

O que você está lendo é [Oposição quer adiar análise de vetos pela Câmara].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...